O processo argumentativo em editorias

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2008-06-16
Autores
Lima, Paulo da Silva
Orientador
Pinto, Elisa Guimarães
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ferreira, Dina Maria Machado Andréa Martins
Zapparoli, Zilda Maria
Programa
Letras
Resumo
A presente dissertação tem por objetivo analisar, com base na teoria da Argumentação e em fundamentos da Análise do Discurso, editoriais que abordam a questão da crise aérea brasileira entre os anos de 2006 e 2007. Para isso, serão explorados dois textos do jornal O Estado de São Paulo e dois da Folha de São Paulo. Essa pesquisa será sustentada por autores como Aristóteles, cuja abordagem retrata os estudos retóricos da Antigüidade e que até hoje perduram nas pesquisas sobre argumentação. Também serão usadas as teorias de Perelman & Tyteca, dando-se ênfase à nova retórica em Tratado da Argumentação e de Olivier Reboul que aborda as principais questões sobre o estudo da retórica. Serão utilizadas para a análise do corpus, teorias da análise do discurso de linha francesa que consideram que o processo discursivo abrange tanto o aspecto lingüístico quanto o social, pois o enunciador é marcado por fatores sócio-históricos que são determinados pelas formações discursivas e ideológicas que regem qualquer ato discursivo. Assim, serão identificados os recursos retóricos e lingüísticos que servirão para demonstrar que o editorial é um texto altamente argumentativo, já que em sua essência há sempre a presença da ideologia pertencente à instituição jornalística. Por isso, mostrar-se-ão quais técnicas argumentativas os referidos jornais usaram na tentativa de persuadir e propagar sua postura ideológica em relação aos problemas da aviação brasileira.
Descrição
Palavras-chave
retórica , argumentação , jornalismo , editoriais , discurso , rhetoric , argumentation , journalism , editorials , discourse
Citação
LIMA, Paulo da Silva. O processo argumentativo em editorias. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.