O corpo em evidência: o discurso publicitário de cirurgia plástica
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-02-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lopes, Edilaine Vieira
Orientador
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pinto, Elisa Guimarães
Zilocchi, Ana Maria Domingues
Zilocchi, Ana Maria Domingues
Programa
Letras
Resumo
O principal objetivo desse estudo é desvelar os processos de construção discursiva das propagandas de cirurgia plástica veiculadas na revista Plástica & Beleza. O corpus de análise é formado por quatro anúncios publicados no período de dezembro de 2005 a novembro de 2006. Considerando a junção dos aspectos lingüísticos e icônicos, interessa-nos identificar as estratégias utilizadas para imprimir legitimidade ao discurso que emerge dessas situações comunicativas. A
partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso de linha francesa, analisaremos, em cada anúncio aleatoriamente escolhido, as seguintes categorias: o esquema aristotélico, as particularidades da linguagem, os dêiticos discursivos, as cenas da enunciação, o ethos e incorporação.
Descrição
Palavras-chave
análise do discurso , publicidade , cirurgia plástica , lingüística , advertising , discourse analysis , linguistics , plastic surgery
Assuntos Scopus
Citação
LOPES, Edilaine Vieira. O corpo em evidência: o discurso publicitário de cirurgia plástica. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.