O diálogo entre os quadrinhos do Superman e do Overman
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-09-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Brito, Silvana Perrella
Orientador
Pereira, Helena Bonito Couto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Campos, Norma Discini de
Azevedo, Wilton Luiz de
Azevedo, Wilton Luiz de
Programa
Letras
Resumo
Este trabalho pretende analisar a intertextualidade estabelecida entre os super-heróis Superman, criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, e Overman, criado pelo cartunista brasileiro Laerte Coutinho. Essas duas personagens foram escolhidas para serem objetos da análise desta pesquisa por causa, principalmente, de dois motivos: 1) porque o Superman foi o primeiro herói ao qual foi dado o título super , enquanto o Overman foi o primeiro herói ao qual foi dado o título over ; 2) porque há entre eles uma contraposição entre um herói idealizado de um país rico, os Estados Unidos, e outro carnavalizado de um país em desenvolvimento, o Brasil, apresentando, dessa forma, a construção de realidades distintas. A partir de conceitos de Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, discute-se a carnavalização e a paródia presentes nos textos. Realiza-se uma análise comparativa com base na aparência dos heróis e em seus comportamentos, com a finalidade de estabelecer semelhanças e diferenças entre os mesmos e apresentar a crítica proposta pela carnavalização, pois o cartunista brasileiro, ao criar um super-herói cuja aparência física lembra muito a do Superman, dialoga com ele, citando o texto original e estabelecendo assim a intertextualidade. Como será visto, o objetivo de Laerte, entretanto, não é o de confirmar o texto citado, mas de alterá-lo com a intenção de provocar o riso: ao construir o Overman com uma visão de mundo antagônica à do Superman, Laerte dessacraliza o modelo de herói que havia sido proposto. Dessa forma, Overman constitui uma imagem carnavalizada do Superman; tendo sido criado em situação e contexto sócio-econômico diferente, estabelece com o Superman uma paródia que, embora apresente componentes satíricos, se torna uma homenagem.
Descrição
Palavras-chave
intertextualidade , quadrinhos , carnavalização , paródia , intertextuality , comics , carnivalization , parody
Assuntos Scopus
Citação
BRITO, Silvana Perrella. O diálogo entre os quadrinhos do Superman e do Overman. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.