Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2012-03-09
Autores
Silva, Vanessa Maria da
Orientador
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Soares, Maria Fachin
Programa
Letras
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a formação de professores de Língua Inglesa pelos Cursos de Letras, a saber, se o ensino da cultura está presente no ensino da língua. Procuramos analisar como os Cursos de Letras preparam efetivamente seus alunos, futuros professores, para alcançarem as propostas idealizadas pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, aos docentes de Língua Estrangeira no Ensino Médio. As Orientações Curriculares Nacionais contemplam o ensino de língua estrangeira contextualizado pela abordagem cultural, a fim de promover o desenvolvimento da consciência social, criatividade, mente aberta para conhecimentos novos, enfim, uma nova maneira de pensar e ver o mundo. Para este estudo analisamos e estabelecemos um paralelo entre os Planos de Ensino do Curso de Letras de duas conceituadas universidades do Estado de São Paulo, uma universidade privada e uma universidade pública. Investigamos as disciplinas com foco em língua inglesa e verificamos detalhadamente, com base no princípio de Conexão Linguístico-Cultural, a presença, ou não, do ensino da cultura no ensino de língua. Os resultados desta pesquisa qualitativa indicam diferenças evidentes entre a teoria e a prática, ou seja, entre os objetivos que os documentos das instituições de ensino propõem ao Curso de Letras e o que esses mesmos documentos sugerem como prática. Espera-se que este estudo instigue reflexão, discussão e futuras pesquisas sobre a relevância da interconexão entre o ensino da cultura no ensino de línguas nos Cursos de Letras para a formação de professores.
This work aims to address the graduation of English Language Teacher at Graduation Course in Language, whether the teaching of culture is present in the process of language teaching. We attempt to evaluate how effectively the Graduation Course in Language prepare its students, future teachers, to achieve the proposals devised by the National Curriculum Guidelines, for High School Foreign Language Teachers . The purpose of this research is to understand whether the Language Courses prepare effectively their students, future teachers, to achieve the goals envisioned by the OCN. The National Curriculum Guidelines contemplate the foreign languages teaching through contextualized socio-cultural approach in order to promote the development of social consciousness, creativity, open mind to new knowledge, finally, a new way of thinking and understanding the world. For this study we analyzed and established a parallel between the Education Plans of Language Courses of two prestigious universities in the State of São Paulo, a private university and a public university. We investigated the disciplines with a focus on English Language and verified in detail, based on the principle of linguistic and cultural connection, the presence or not of the culture study in language teaching. The results of this qualitative research indicate clear differences between theory and practice, it means, between the goals that the documents of Educational Institutions propose to the Language Courses and what the same documents suggest as practice. It is expected that this study instigates reflection, discussion and future research on the importance of the interconnection between the culture study and language teaching in Language Courses in the process of teachers graduation.
Descrição
Palavras-chave
formação de professores , curso de Letras , língua , cultura , plano de ensino , orientações curriculares nacionais , teacher graduation , graduation course in language , language , culture , educational plan , national curriculum guidelines
Citação
SILVA, Vanessa Maria da. Ensino de língua e estudo da cultura: um desafio aos cursos de letras na formação de professores. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.