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dc.creatorCosta, Marcella Iole dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:45:25Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:59Z
dc.date.available2012-04-17pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:12:59Z
dc.date.issued2012-03-01pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Marcella Iole da. Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258
dc.description.abstractThis paper tries to verify in which ways the dialogic relations between the advertising discourse and notable events of the community are established in the Bombril's advertisements and if these relations can be considered as persuasive resources of this kind of discourse. For this, it will be seen a succinct part of Brazilian advertisement history, focusing on Bombril brand s history in this context and highlighting the importance of its pitchman. In the same way, it will be shown the basic concepts of the French branch of Discourse Analysis and the Dialogic principles according to Bakhtin (based on Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; and Fiorin, 2008). Besides, the study makes notes about the main characteristics of the advertisement discourse, as well as the images use in its construction. It is still going to be shown the theoretical possibilities to both text and image analysis in the pieces, once that only the integrated work of them can make possible the complete comprehension of the advertisement message and point out the dialogue with the daily facts proposed by the advertisements. Thus, the present research establishes that the dialogue between community facts and the advertising discourse in Bombril's campaign constitutes an effective persuasive resource when linked to the integration of text and images languages which has also shown itself as a useful tool to maintaining the longevity of the campaign.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdialogismopor
dc.subjectgaroto-propagandapor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectpersuasãopor
dc.subjectBombrilpor
dc.subjectdialogismeng
dc.subjectpitchmaneng
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectpersuasiveeng
dc.subjectBombrileng
dc.titleSociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análisepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.resumoO presente trabalho procura verificar de que forma as relações dialógicas entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade se estabelecem nas propagandas da Bombril e se tais relações podem ser consideradas como recursos persuasivos desse tipo de discurso. Para tanto, historia-se brevemente a propaganda no Brasil, focalizando-se a marca Bombril nesse contexto e destacando a importância de seu garoto-propaganda. Da mesma forma, apresentam-se conceitos básicos da Análise do Discurso de linha francesa e princípios do Dialogismo, conforme Bakhtin (com base em Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; e Fiorin, 2008). Além disso, o estudo faz considerações sobre características do discurso publicitário, bem como acerca da utilização da imagem na sua construção. Apresentam-se, ainda, possibilidades teóricas para análises de texto e imagem dentro das peças, uma vez que somente um trabalho integrado de ambos possibilita a plena compreensão da mensagem publicitária e evidencia o diálogo com os fatos do cotidiano proposto pelos anúncios. Sendo assim, a presente pesquisa constata que o diálogo entre fatos da sociedade e o discurso publicitário na campanha da Bombril constitui um eficaz recurso de persuasão se aliado à integração das linguagens textuais e imagéticas que se mostrou também uma eficiente ferramenta de manutenção da longevidade da campanha.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5166996030861974por
dc.contributor.advisor1Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee1Guimarães, Alexandre Huady Torrespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545por
dc.contributor.referee2Andrade, Carlos Augusto Baptista dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8912251246011301por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4404/Marcella%20Iole%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2125/1/Marcella%20Iole%20da%20Costa.pdf


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