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dc.contributor.advisorPinto, Elisa Guimarães
dc.contributor.authorSilva, Cassilda Nunes Dutra da
dc.date.accessioned2016-03-15T19:45:12Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:56Z
dc.date.available2011-11-16
dc.date.available2020-05-28T18:12:56Z
dc.date.issued2011-02-25
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25238
dc.description.abstractMuito se tem falado e escrito sobre a dificuldade apresentada pelos alunos na produção de textos com coesão e coerência, ou seja, com textualidade. Levantou-se, então a hipótese de que o não conhecimento das regras básicas da sintaxe da língua influencia, consideravelmente, a produção de textos coesos e coerentes. O corpus analisado nesta pesquisa foi composto por redações do ENEM, exame que avalia as habilidades e competências de alunos concluintes da educação básica. Buscou-se, portanto, identificar os problemas presentes nas produções de textos de alunos e refletir sobre a prática no ensino de língua portuguesa. A pesquisa teórica e a análise do corpus comprovaram a hipótese levantada. É possível, pois, considerar a sintaxe como o eixo da textualidade. Diante das dificuldades identificadas na análise do corpus, buscou-se apresentar algumas estratégias de ensino que podem instrumentalizar o aluno a adquirir a capacidade comunicativa por meio de textos escritos.
dc.description.abstractMuch has been said and written about the difficulty presented by the students in the production of texts with coherence and cohesion, i.e. textuality. The corpus analyzed in this study was composed of ENEM essays, an examination that assesses the skills and abilities of students graduating from basic education. It was searched, therefore, to identify the problems in the productions of texts by students who, theoretically, are ready to attend university. The theoretical research and analysis of the corpus support the hypothesis that the lack of knowledge of basic rules of syntax of the language influences considerably the cohesion and coherence, essential factors to the textuality. It is possible, therefore, to consider the syntax as the hub of textuality. Given the difficulties identified in the corpus analysis, we attempted to present some teaching strategies that can equip the student to acquire the ability to communicate through written texts.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectsintaxe
dc.subjectcoesão
dc.subjectcoerência
dc.subjecttextualidade
dc.subjectsyntax
dc.subjectcohesion
dc.subjectcoherence
dc.subjecttextuality
dc.titleSintaxe: eixo da textualidade
dc.title.alternativeSyntax: hub of textuality
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312674934622830
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4280/Cassilda%20Nunes%20Dutra%20da%20Silva.pdf.jpg
local.contributor.board1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241
local.contributor.board2Elias, Vanda Maria da Silva
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5556032934598086
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentLetras
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programLetras


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