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dc.creatorLanzoni, Edson Robertopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:45:09Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:55Z
dc.date.available2011-01-31pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:12:55Z
dc.date.issued2010-12-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25231
dc.description.abstractIn the play Nória e Prometeu (2005), by the Portuguese playwright Nascimento Rosa, there are, characters like Prometheus, Noria, Adam and Eve and Science fiction´s elements which allow the question: who is this new Prometheus? How are the archaic elements reorganized in the contemporary speech? It is in the mythical recontextualization that this paper finds the playwright´s text. It compares the myths in order to demonstrate how they come close and/or they distance from the paradigms by examining the relationships between the self and the other in the play, in order to check how myth is reconstructed today. Its theoretical basis are the discoursive studies from Mikhail Bakhtin, specially in the works The popular culture in the Middle Ages and in the renascence (2008a) and Problems of Dostoevsky´s Poetics (2008b). We can conclude that Nascimento Rosa shows a theatrical text that amplifies, raises and lets down the signification of robbery of the fire and it creates a Prometheus that is not titan anymore, he is neither divine nor human.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteatropor
dc.subjectmitopor
dc.subjectduplopor
dc.subjectdialogismopor
dc.subjecttheatereng
dc.subjectmytheng
dc.subjectdoubleeng
dc.subjectdialogismeng
dc.titleMitodrama do fogo: o discurso mítico e duplicado em Nória e Prometeu de Armando Nascimento Rosapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.resumoNa peça Nória e Prometeu (2005), de autoria do português Nascimento Rosa, surgem, no palco-texto, figuras como Prometeu, Nória, Adão e Eva e elementos da ficção científica. Diante disso, busca-se responder: quem é esse novo Prometeu? Como se reorganizam os elementos arcaicos no discurso contemporâneo? Este trabalho investiga, com base na recontextualização mítica, como é construído o mito de Prometeu na dramaturgia de Nascimento Rosa. Para tanto, examina, comparativamente, os mitos nele presentes no intuito de demonstrar como se aproximam e/ ou se distanciam do paradigma de que se vale. Seu fundamento teórico reside nos estudos discursivos de Mikhail Bakhtin, principalmente nas obras A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (2008a) e Problemas da poética de Dostoievski (2008b). Conclui-se que Nascimento Rosa apresenta um texto teatral que amplifica, eleva e rebaixa a significação do roubo do fogo, criando um Prometeu que não é mais titã, não é divino nem humano.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2898808088080809por
dc.contributor.advisor1Lopondo, Lílianpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3896690497529209por
dc.contributor.referee1Santos, Elaine Cristina Prado dospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458112055578708por
dc.contributor.referee2Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaiopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6626056211570317por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4246/Edson%20Roberto%20Lanzoni.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2097/1/Edson%20Roberto%20Lanzoni.pdf


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