Os diversos Machados para diversos leitores: dos folhetins à sala de aula
Date
2018-02-02Author
Silva, Juliana Zanco Leme da
Advisor
Lajolo, Marisa Philbert
Referee
Ferreira, João Cesário Leonel
Referee
Pereira, Helena Bonito Couto
Referee
Camargo, Luís Hellmeister de
Referee
Gutierre, Jezio Hernani Bomfim
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente tese investiga a constituição do Sistema Literário Brasileiro do século XIX, busca entender a relação autor/obra/leitor, na obra machadiana, em seu primeiro veículo de publicação: os folhetins. Para tanto, percorre os caminhos machadianos e de seus leitores em A Estação, periódico quinzenal de moda, no qual Machado de Assis colaborou por dezenove anos, entre 1879 e 1898. Apresenta A Semana, periódico semanal com publicações aos sábados, de 1885 a 1895, que promovia uma interação singular com os seus assinantes, por meio de concursos e plebiscitos literários, pelos quais pudemos fazer um levantamento das preferências literárias dos assinantes do jornal, em relação à obra machadiana. Discute o estilo de escrita machadiano em periódicos diferentes, por meio da análise dos contos: Um para o Outro (1879 – A Estação), A Chave (1879 – A Estação), Uma Visita de Alcibiades (duas versões: Jornal da Famílias – 1876 e Gazeta de Notícias – 1882); O Caso do Romualdo (A Estação, 1884). Também apresenta o percurso do Conto de Escola: do folhetim (Gazeta de Notícias, 1884) à versão ilustrada, por Nelson Cruz (2002). Por fim, sugere também atividades didáticas, com a utilização do corpus deste trabalho. The present thesis investigates the 19th century Brazilian Literary System constitution in order to understand the relation author / work / reader, in Machado's work, in his first publication vehicle: the feuilletons. To do so, it goes through Machado's paths and his readers in A Estação, a biweekly fashion periodical, with which Machado de Assis collaborated for nineteen years between 1879 and 1898. It presents A Semana, a weekly periodical published on Saturdays, from 1885 to 1895, that used to promote a unique interaction with its subscribers, through contests and literary plebiscites, by which we were able to survey the literary preferences of the newspaper subscribers, in relation to Machado's work. It discusses Machado’s writing style in different periodicals, through the analysis of the short stories: Um para o Outro (1879 – A Estação), A Chave (1879 – A Estação), Uma Visita de Alcibiades (two versions: Jornal das Famílias - 1876 and Gazeta de Notícias - 1882); O Caso do Romualdo (A Estação, 1884). Also presents the Conto de Escola short story path: of the feuilleton (Gazeta de Notícias, 1884) to the illustrated version, by Nelson Cruz (2002). Finally, it also suggests didactic activities making use of this work corpus.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Citation
SILVA, Juliana Zanco Leme da. Os diversos Machados para diversos leitores: dos folhetins à sala de aula. 2018. 263 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.