Em busca de uma poética sócio-histórica para o estudo do discurso literário migrante: uma análise de três romances sobre a migração centro-americana para os Estados Unidos

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data
2017-10-16
Autores
Lopes, Mariana Rodrigues
Orientador
Trevisan, Ana Lúcia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mattos, Cristine Fickelscherer de
Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Silva, Silvio Pereira da
Programa
Letras
Resumo
Nesta tese, analisamos três romances: Amarás a Dios sobre todas las cosas (2013), de Alejandro Hernández (eixo central do nosso trabalho), La mara (2009), de Rafael Ramírez Heredia (2004), e Odisea del norte (1999), de Mario Bencastro. Por meio desses textos, estudamos as estratégias narrativas apresentadas pelos escritores para reconfigurar e performatizar literariamente o contexto das migrações centro-americanas rumo aos Estados Unidos. Selecionamos essas três obras porque consideramos que elas explicitam o impacto na vida cotidiana dos migrantes centro-americanos em trânsito pelo México e expõem os preconceitos existentes e as rearticulações identitárias que estão ocorrendo em Centroaméricana contemporânea. Nesse sentido, interessa-nos, a partir do problemático desenvolvimento histórico das relações entre México e Centroamérica, tema ao qual dedicamos a primeira parte deste estudo, destacar as “táticas de sobrevivência cultural” dos migrantes, como elas se performatizam nos romances mencionados, os quais funcionam, aliás, como textos de ficção histórica. Temos, portanto, o surgimento de um novo sujeito (o sujeito migrante) a partir da reconfiguração e estabelecimento de novas relações em não-lugares que favorecem a dinâmica de novos espaços identitários. Possivelmente a literatura, como nenhuma outra configuração discursiva, nos permite estudar, apreciar, valorar da melhor forma a complexidade desses fluxos humanos que marcam hoje o devir cultural, político e social de muitas sociedades, como é o caso das sociedades centro-americanas, que são, finalmente, nosso objetivo e nosso foco de atenção.
Descrição
Palavras-chave
Centroamérica , México , migração , viagem , fronteira , literatura , ficção histórica
Citação
LOPES, Mariana Rodrigues. Em busca de uma poética sócio-histórica para o estudo do discurso literário migrante: uma análise de três romances sobre a migração centro-americana para os Estados Unidos. 2017. 347 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .