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dc.creatorBatista, Mário Sérgiopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:47:25Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:02Z
dc.date.available2012-02-02pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:12:02Z
dc.date.issued2011-12-07pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Mário Sérgio. A construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval: uma apropriação vocacional. 2011. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25097
dc.description.abstractIt is intended in this research based on methodological principles of Discourse Analysis French line according to some theorists in this area as Dominique Maingueneau; Patrick Charaudeau; Eni P. Orlandi, among others, examine the discursive construction of ethos in the writings of St. Bernard of Clairvaux, Cistercian monk who was born in the last decade of the 11th century and lived until the mid 12th century. The texts that make up the constitution of the corpus were taken from his sermons, letters and theological treatises. The analysis aims to clarify that awareness of the vocation of Abbot appropriates the subject-enunciator and is reflected in his writings. To do so, shall be considered the historical context of religious Middle Ages, during which the church exercised a strong influence on the formation and culture of medieval man, the scene of expository texts referred to, the place that the subject-enunciator assigns to himself in his speech , he constructs the image of himself in his speech and the construction of the ethos of credibility. As a result of the analysis it was realized that St. Bernard of Clairvaux built the ethos of a subject-enunciator enrolled in a Christian religious context, which sets out from a Christian ideological and discursive formation, in order to persuade her to seek God enunciatee and recognize themselves as sinners in need, creating in their statements the image of a subject-enunciator aware of its responsibility vocational abbot.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectethos discursivopor
dc.subjectvocaçãopor
dc.subjectdiscurso religiosopor
dc.subjectsujeito-enunciadorpor
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectdiscursive ethoseng
dc.subjectvocationeng
dc.subjectreligious discourseeng
dc.subjectsubject-enunciatoreng
dc.titleA construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval: uma apropriação vocacionalpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoPretende-se, nesta pesquisa, com base nos princípios metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, de acordo com alguns teóricos da área como: Dominique Maingueneau; Patrick Charaudeau; Eni P. Orlandi; dentre outros, analisar a construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval, monge cisterciense que nasceu na última década do século 11 e viveu até meados do século 12. Os textos que compõem a constituição do corpus foram extraídos de seus sermões, cartas e tratados teológicos. A análise pretende explicitar que a consciência da vocação de abade se apropria do sujeito-enunciador e se reflete em seus textos. Para tanto, serão considerados o contexto histórico religioso da Idade Média, período em que a igreja exercia forte influência sobre a formação e cultura do homem medieval; a cena enunciativa dos referidos textos; o lugar que o sujeito-enunciador atribui para si em seu discurso; a imagem que ele constrói de si mesmo em seu discurso e a construção do ethos de credibilidade. Com o resultado da análise, se percebeu que São Bernardo de Claraval constrói o ethos de um sujeito-enunciador inscrito num contexto religioso cristão, que enuncia a partir de uma formação discursiva e ideológica cristã, com o propósito de persuadir seus enunciatários a buscarem a Deus e a se reconhecerem como necessitados pecadores, criando em seus enunciados a imagem de um sujeito-enunciador consciente da sua responsabilidade vocacional de abade.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8571326198050290por
dc.contributor.advisor1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241por
dc.contributor.referee1Pinto, Elisa Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721por
dc.contributor.referee2Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee3Casagrande, Nancy dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.contributor.referee4Zanon, Marilenapt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096814078739681por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4597/Mario%20Sergio%20Batista.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2330/1/Mario%20Sergio%20Batista.pdf


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