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dc.creatorSoares, Denis Ricard de Souza
dc.date.accessioned2020-02-13T14:45:32Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:41Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:41Z
dc.date.issued2019-08-07
dc.identifier.citationSOARES, Denis Ricard de Souza. “O ícone do Deus invisível” Cl 1,15: iconografia bizantina, sua gênese, teologia e redescoberta na igreja católica do Brasil. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25088
dc.description.abstractThis dissertation presents a stud on the resumed of Byzantine Iconography in the Roman Catholic Church in a particular manner in Brazil as an answer to the search for a return to Christian liturgical sources proposed by the Second Vatican Council (1962-1965). To understand this phenomenon, we will know the genesis of this style of sacred art from the 4th Century, the theological conflicts that arose around the pictorial representation of God, its canonical deferment in Ecumenical Council in the 8th Century and the role of the iconographer, the writer icons, as minister of the Church through art. Because this artistic style is an expression of the Catholic faith, it will be known the scopes of theology that underlie that, the sacred as a manifestation of the absolute, and the bases that assure the continued sacramental presence of the one that in the icon is evoked. Philosophical scopes are also contemplated, and sacred geometric symbols and colors too. After knowing the elements and the history of this artistic style, it will be possible to analyze the arrival of this art in contemporary Catholic Christian liturgical spaces, taking into consideration that these, like the faithful, are marked by a devotional baroque culture. Some artistic works are also presented that represent some Brazilian iconographers in the most diverse regions of the country. It was used the following methodology: the bibliographic method with a qualitative approach, field research and interviews with iconographers and liturgists. The principal goal of this research is to investigate the strong return of the Byzantine icons, art of the first Christian millennium, in current contemporary sacred pictorial productions of Brazil, either in a stylized way or in the traditional technique. In the context of the history of Eastern and Western culture, in their liturgical-doctrinal communication, concepts on liturgical liturgical art are presented through reflections of some authors such as Donadeo (1996), Evdokimov (1990), Gharib (1997), Pastro (2010), Floriênski (2012), Mondzain (2013), Tommaso (2017), among otherseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectarte sacrapor
dc.subjecticonografia bizantinapor
dc.subjectconcílio vaticano IIpor
dc.title“O ícone do Deus invisível” Cl 1,15: iconografia bizantina, sua gênese, teologia e redescoberta na igreja católica do Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma análise sobre o retorno da Iconografia Bizantina na Igreja Católica Apostólica Romana de maneira particular do Brasil como resposta à procura de uma volta às fontes litúrgicas cristãs proposta pelo Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). Para compreender este fenômeno, conheceremos a gênese deste estilo de arte sacra a partir do século IV, os conflitos teológicos que surgiram à cerca da representação pictórica de Deus, seu deferimento canônico em Concílio Ecumênico no Século VIII e o papel do iconógrafo, aquele que escreve ícones, como ministro da Igreja por meio da arte. Sendo este estilo artístico uma expressão da fé católica será conhecido os âmbitos da teologia que a fundamentam, o sagrado como uma manifestação do absoluto, e as bases que asseguram a contínua presença sacramental daquele que no ícone é evocado. Âmbitos filosóficos também são contemplados, assim como sua simbologia geométrica sagrada e das cores. Após conhecer os elementos e a história deste estilo artístico, é possível analisar a chegada desta arte aos espaços litúrgicos cristãos católicos contemporâneos, levando em consideração que estes, assim como os fiéis, são marcados por uma cultura barroca devocional. Também é apresentado algumas obras artísticas realizadas por iconógrafos brasileiros nas mais diversas regiões do país. Foi utilizada a metodologia qualitativa e a bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas a mestres iconógrafos e liturgistas. O objetivo central da pesquisa situase na investigação do forte retorno dos ícones bizantinos, arte do primeiro milênio cristão, nas atuais produções pictóricas sacras contemporâneas do Brasil, seja de maneira estilizada, seja na técnica tradicional. Adentrando no campo da história da cultura oriental e ocidental, em sua comunicação litúrgico-doutrinal, são apresentados conceitos sobre arte sacra litúrgica, através de reflexões de alguns autores como: Donadeo (1996), Evdokimov (1990), Gharib (1997), Pastro (2010), Floriênski (2012), Mondzain (2013), Tommaso (2017), entre outrospor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445475944814335por
dc.contributor.advisor1Stori, Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020por
dc.contributor.referee1Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474por
dc.contributor.referee2Rizolli, Marcos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee3Binna, Eduardo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7122741222078643por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4147/5/Denis-Ricard%20de%20Souza%20Soares.pdf
dc.keywordssacred arteng
dc.keywordsbyzantine iconographyeng
dc.keywordssecond vatican councileng


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