Show simple item record

dc.creatorCasanova, Mousar
dc.date.accessioned2019-06-27T15:26:27Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:38Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:38Z
dc.date.issued2019-02-18
dc.identifier.citationCASANOVA, Mousar. Trabalho em grupo: uma estratégia de aprendizagem no ensino superior. 2019. 199 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25072
dc.description.abstractThis study aims to investigate the criteria used by teachers in higher education in work groups. Understanding that the role of teaching is the search and mastery of knowledge and the teacher is the mediator between the student and the knowledge transformation, the research sought to understand how the teacher puts at the disposal of its students means to organize, systematize, enrich and broaden learning experiences, focusing on work groups as a learning strategy. The research was carried out with university professors who work in the course of Licenciatura in Pedagogy of a private college in the city of São Paulo in one of its units located in the East Zone. The qualitative research was structured in four stages: bibliographical study, field research with the application of questionnaires and interviews with higher education professors, data and information processing, and the final considerations were based on the theoretical basis. The research allowed identifying who are the professors - profile, academic background, teaching time - if they make use of the group work and how they use this methodology as a learning strategy. The research results confirmed the hypothesis that work groups may offer a concrete opportunity to build knowledge in a cooperative way and with potential for the student to relate in a variety of ways to knowledge, but to meet the proposed learning objectives, the student necessarily needs active participation and willingness to cooperate, and the teacher must systematically follow-up the groups.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjecttrabalho em grupopor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectmetodologia ativapor
dc.subjectsociointeracionismopor
dc.subjectcooperaçãopor
dc.titleTrabalho em grupo: uma estratégia de aprendizagem no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto investigar os critérios utilizados pelos professores, no ensino superior, na organização para os trabalhos em grupo. Entendendo que o papel do ensino é a busca pela construção e domínio do conhecimento e o professor é o mediador entre o aluno e a transformação do conhecimento, a pesquisa buscou compreender como o professor coloca à disposição de seus alunos meios para organizar, sistematizar, enriquecer e ampliar suas experiências de aprendizagem, tendo como enfoque o trabalho em grupo como estratégia de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com professores universitários que atuam no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma faculdade particular na cidade de São Paulo em uma de suas unidades localizada na Zona Leste. A investigação, de caráter qualitativo, foi estruturada em quatro etapas: estudo bibliográfico, pesquisa de campo com aplicação de questionário e entrevistas com professores do ensino superior, tratamento dos dados e das informações e as considerações finais com base na fundamentação teórica. A pesquisa permitiu apontar quem são os professores – perfil, formação acadêmica, tempo na docência – se fazem uso do trabalho em grupo e como utilizam essa metodologia como estratégia de aprendizagem. O resultado da pesquisa confirmou a hipótese de que o trabalho em grupo pode oferecer uma oportunidade concreta de construir o conhecimento de forma cooperativa e com potencial para o aluno se relacionar de formas variadas com o conhecimento. No entanto, para que atinja os objetivos de aprendizagem propostos, é necessário, por parte do aluno, uma participação ativa e disposição para a cooperação e, do professor, um acompanhamento sistemático dos grupos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560121156225807por
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.contributor.referee1Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee2Rosito, Margaréte May Berkenbrock
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1441799724825241por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19152/Mousar%20Casanova.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3947/5/Mousar%20Casanova.pdf
dc.keywordswork groupeng
dc.keywordshigher educationpor
dc.keywordsactive methodologypor
dc.keywordssocio-interactionismpor
dc.keywordscooperationpor


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto