Show simple item record

dc.contributor.advisorRizolli, Marcos
dc.contributor.authorNegrini, Carlos Alberto
dc.date.accessioned2018-03-23T18:31:40Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:33Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:33Z
dc.date.issued2018-02-02
dc.identifier.citationNEGRINI, Carlos Alberto. Um corpo como campo de batalha: resistências contemporâneas. 2018. 83 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25034
dc.description.abstractEste trabalho analisa a memória pelo conceito dos lugares de memória e homens-memória, termos cunhados pelo historiador francês Pierre Nora, como um dos elementos primordiais nos processos criativos autobiográficos a partir da análise dos trabalhos de performances, fotografias e videoperformances de Carlos Negrini. O estudo descreve a construção dos trabalhos a partir de realidades referenciadas nas memórias do artista e seu cotidiano explorando as fronteiras entre sujeito e sociedade assumindo uma natureza expressiva que transita do íntimo ao universal. Como consequência de memórias da sua infância e do embate relacional com o mundo, emergem questões como pertencimento, rejeição, amor, ódio, identidade e sexualidade - na delicada relação entre mãe e filho. Ao revelar o corpo em suas múltiplas possibilidades, assume um lugar de extrema densidade política, evidenciando questões para refletir a própria existência. Este processo dá continuidade a estudos sobre questões da formação da identidade do autor, tendo como ponto de partida a própria homossexualidade e a forte relação com sua mãe, tendo a família como microcosmo criativo, levantando assuntos ligados à psicanálise e experiências pessoais. Como confrontar o impasse de que o discurso que fundamenta o padrão, o escolhe como certo e padronizado? Consequentemente, tudo o que foge a esse olhar estereotipado deve ser escondido ou invisibilizado? As prováveis respostas não são fáceis, mas indubitavelmente geram novas questões que problematizam nossas formas de pensar, ver e estimular novos olhares a partir dos caminhos da alteridade e da arte. A pesquisa visa fornecer uma visão geral do tema abordado, analisar e identificar possíveis fatores que influenciam e são influenciados na relação direta das lembranças e imagens como deflagradoras de linguagem e expressão artística. O objeto será exposto na investigação direta com a produção analisada, levando em conta a cronologia dos trabalhos, devido as relações, muitas vezes sucessivas, estabelecidas entre os mesmos.
dc.description.abstractThis paper analyzes the idea of memory and memory places, terms coined by the French historian Pierre Nora, showing the memory as one of the key elements in the autobiographical creative processes by analyzing Carlos Negrini´s work of performances, photos and video performances. The study describes the construction of the works from referenced realities in the artist's memories and his daily lives exploring the boundaries between subject and society assuming an expressive nature that transits from the intima to the universal. As a consequence of childhood memories and relational conflict with the world, issues such as belonging, rejection, love, hate, identity and sexuality emerge - in the delicate relationship between mother and child. By revealing the body in its multiple possibilities, it assumes a place of extreme political density, evidencing questions to reflect its own existence. This process is a continuity of studies on the development of the author’s identity, considering the homosexuality itself as a starting point along with his strong relationship with his mother, the family as a creative microcosm, raising psychoanalysis issues connected to personal experiences. In a discussion based on pattern how come across a point to selecting what is correct according to the pattern molded by society? After all, apart from the pattern vision must its concept be hidden? A variety of answers will be possible, also, such points will stimulate new ways of thinking, observing and leading to new vision of relating to others and to art. The research aims to provide an overview of the discussed topic, analyze and identify possible factors that influence and are influenced in direct relation memories and images as deflagrate language and artistic expressions. The object will be exposed in the research with the analyzed production, taking into consideration the timing of the work, due to the relationship, often repeated, established between the artistic production.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectmemória
dc.subjectcorpo
dc.subjectprocessos criativos
dc.subjectfotografia
dc.subjectperformance
dc.subjectarte e interdisciplinaridade
dc.titleUm corpo como campo de batalha: resistências contemporâneas
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736539922305656
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15911/Carlos%20Alberto%20Negrini.pdf.jpg
dc.keywordsmemory
dc.keywordsbody
dc.keywordscreative processes
dc.keywordsphotography
dc.keywordsperformance
dc.keywordsart and interdisciplinary thinking
local.contributor.board1Duarte, Keller Regina Viotto
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801199003371251
local.contributor.board2Oliveira, Alecsandra Matias de
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329357970103217
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto