Andarilho: Cao Guimarães e o documentário entre a factualidade e a ficcionalidade

Tipo
Dissertação
Data
2016-08-05
Autores
Sbragia, Piero
Orientador
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Dornbusch, Claudia Sibylle
Davino, Gláucia Eneida
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Pesquisa sobre como a relação de factualidade e a ficcionalidade convergem dentro do documentário, em especial na obra do artista plástico e cineasta Cao Guimarães, considerando não apenas os aspectos estéticos dos filmes mas toda a relação da obra acabada com o seu processo de criação artística, fundamentado na crítica genética. O processo de criação do documentarista e sua percepção da realidade ao longo do percurso, com novos olhares e modos de perceber o mundo à sua volta. O objeto principal é o documentário em longa-metragem Andarilho (2006) e a jornada de Cao Guimarães na construção de um documentário que representa a contemporaneidade.
Descrição
Palavras-chave
Andarilho (filme) , ficção , real , documentário , Cao Guimarães
Citação
SBRAGIA, Piero. Andarilho: Cao Guimarães e o documentário entre a factualidade e a ficcionalidade. 2016. 140 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.