O devir da mulher contemporânea no espetáculo das redes sociais : entre a eficácia e o efêmero das mídias sociais na construção de uma nova estética para a mulher e sua autoimagem

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2015-12-07
Autores
Caiado, Camila de Melo Cavalcante
Orientador
Tiburi, Marcia Angelita
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Azevedo, Wilton Luiz de
Reis, Margareth de Mello Ferreira dos
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente dissertação pretende entender, a partir das ideias feministas de Simone de Beauvoir, postuladas em sua obra O segundo Sexo, volume 1; e sobretudo em sua emblemática frase: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, o devir da mulher atual usuária de sites de relacionamentos virtuais como o Facebook em sua rotina e a importância das redes sociais na construção dessa mulher contemporânea, baseada na obra de Guy Debord, A Sociedade do Espetáculo, em que o socialismo crítico e as teorias capitalistas de consumo e da sociedade são fundamentais para entender a espetacularização nos dias atuais.
Descrição
Palavras-chave
o segundo sexo , sociedade do espetáculo , facebook
Citação
CAIADO, Camila de Melo Cavalcante. O devir da mulher contemporânea no espetáculo das redes sociais : entre a eficácia e o efêmero das mídias sociais na construção de uma nova estética para a mulher e sua autoimagem. 2015. 113 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.