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dc.creatorTrindade, Nancy Rabello de Barrospt_BR
dc.date.accessioned2016-04-18T21:31:42Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:16Z
dc.date.available2008-09-17pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:16Z
dc.date.issued2008-06-26pt_BR
dc.identifier.citationTRINDADE, Nancy Rabello de Barros. A bruxa nos contos de fadas. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24926
dc.description.abstractThis paper´s objective is to focus on the witch of the fairy tales - more specifically on they way witches are perceived by adults and children. In order to better understand and develop this theme, it seeks background on Jung himself and authors as Paz, von Franz, Coelho, Byington - who follow the Analytical Psychology of Jung on their studies about fairy tales. The research is enriched by the perspectives of authors as Darnton, Clark and Nogueira, who analyze the construction of the images of the witch and the woman within the historical context. The structure of the fairy tale was based on Propp's view among other authors who analyze the fairytale through the actions of the characters within it. It was also analyzed the contribution of this character to the development of the children's personality. The main concepts related to fairy tales (archetypes, Great Mother and other archetypical images) were also identified on several chapters. The symbols and images are the focus of the following chapter, as it is through the symbolic language that the fairy tales bring out their meanings to the mankind. The authors used to understand the symbols are Byington, Neumann, Bussato and Kast among others. This study is divided in 2 great moments: theoretic data and interviews conduct among children and adults. For interviews work, 3 stories were chosen: Hänsel and Grethel, Snow white and Rapunzel, which represent the witch in 3 different perspectives. After listening to the stories, the children were invited to draw the witch. Those drawings were analyzed using as a starting point the theories of Arttherapy, supported by authors as Futh, Derdyk, Cox and Mèredieu. The conclusion achieved from the conducted study is that the witches are not perceived by children as being totally mean, and that this character has a fundamental part in order to allow the fairy tales to accomplish its potential of helping children across their childhood.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcontos de fadaspor
dc.subjectbruxapor
dc.subjectarquétipospor
dc.subjectpsicologia analíticapor
dc.subjectsímbolospor
dc.subjectimagens arquetípicaspor
dc.subjectfairy taleseng
dc.subjectwitcheng
dc.subjectarchetypeseng
dc.subjectanalytical psychologyeng
dc.subjectsymbolseng
dc.subjectarchetypical imageseng
dc.titleA bruxa nos contos de fadaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoEsta dissertação visa analisar e estudar a bruxa nos contos de fadas. Busca, no teórico e no prático, a resposta para uma questão principal: como as crianças e adultos da atualidade vêem a bruxa nos contos de fadas? Para melhor entender e desenvolver este tema, busca-se respaldo em Jung e autores como Paz, von Franz, Coelho e Byington, que seguem a linha da Psicologia Analítica de Jung para seus estudos sobre os contos de fadas. A construção da personagem também é vista ainda sob o olhar de historiadores como Darnton, Clark e Nogueira, que analisam a figura da bruxa e da mulher no contexto histórico. Em relação à parte teórica, buscou-se observar a estrutura dos contos sob o olhar de Propp e de outros tantos que fazem análises através das ações e das personagens neles inseridos. Analisaram-se os principais conceitos relacionados aos contos de fadas e suas personagens, como arquétipo, Grande Mãe e imagens arquetípicas, além da contribuição da bruxa na formação da personalidade das crianças. Os símbolos e as imagens são privilegiados ao longo do trabalho, pois é através da linguagem simbólica que os contos transmitem seus conteúdos à humanidade. Os autores usados para entender os símbolos são Byington, Neumann, Bussato e Kast, entre outros. Este estudo está dividido em dois grandes momentos: os dados teóricos e as pesquisas realizadas com crianças e adultos. Para a parte prática foram escolhidos três contos: João e Maria, Branca de Neve e Rapunzel, que apresentam a bruxa de diferentes maneiras. Após ouvirem os contos, as crianças foram convidadas a desenhar a bruxa e, posteriormente, buscou-se analisar estes desenhos a partir das teorias da Arteterapia, com aporte teórico de autores como Futh, Derdyk, Cox e Mèredieu. A partir das atividades conduzidas, chegou-se à conclusão de que as bruxas dos contos de fadas não são percebidas como puramente más, uma vez que a personagem é importante para que os contos de fadas cumpram seu potencial para ajudar as crianças a atravessarem a infância.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264282491544638por
dc.contributor.advisor1Contier, Arnaldo Darayapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430por
dc.contributor.referee1Aquino, Maria Aparecida dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277468751962116por
dc.contributor.referee2Bernardo, Patricia Pinnapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4661651007645294por
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dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2709/3/Nancy%20Rabello%20de%20Barros%20Trindade3.pdf


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