Um olhar sobre o ensino: a formação do professor e o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries)

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2008-02-14
Autores
Cunha, Sergio Luiz da
Orientador
Stori, Norberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Iavelberg, Rosa
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa de dissertação de mestrado relata a experiência da Implantação de Professores Especialistas na área de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), desenvolvido pela Diretoria Municipal de Educação de Cajamar, em São Paulo, aplicada por meio de sua Oficina Pedagógica em dezesseis escolas da Rede Pública Municipal, coordenada por um Assistente Pedagógico de Arte. Trata-se de uma política pública que insere nos anos iniciais, o ensino de Arte, privilegiando as quatro linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Cada uma das linguagens foi trabalhada em projetos com periodicidade semestral, todos articulados na concepção de arte enquanto conhecimento e linguagem, embasados nos momentos de fruição, produção e contextualização. Esta pesquisa centra o olhar em duas escolas da Rede Pública Municipal e, consequentemente, em seus professores e alunos. O maior objetivo deste trabalho foi de contribuir com o trabalho do professor e sua formação, para tanto, foram realizadas orientações, análises, discussões e reflexões em Oficinas de Arte que tocavam em concepções de ensino e de aprendizagem que estão por trás das aulas. Foram muitas as observações no que diz respeito à formação dos professores, como eles elaboram suas aulas, como pensam a arte para crianças, ou seja, o que de fato é relevante no ensino da Arte. Com isso, a pesquisa avalia como essas orientações foram recebidas pelos professores, como chegaram às escolas e aos alunos. Cada um dos capítulos aborda questões ligadas à arte e seu ensino, apresentando o documento de Implantação do Ensino de Arte na Rede Pública Municipal de Cajamar SP, os caminhos já trilhados, os projetos desenvolvidos, o perfil dos professores, a arte e o letramento dos alunos, um breve resumo do Histórico do Ensino da Arte no Brasil. Faz-se necessário salientar que de forma alguma esta dissertação pretende criar novas metodologias para o ensino de Arte, muito menos esgotar o assunto, mas pretende revelar como foi o processo de implantação e formação de professores especialistas da área nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Descrição
Palavras-chave
ensino de arte , projetos em arte , linguagens artísticas , formação de professores , teaching of art , projects in art , artistic languages , formation of the teachers
Citação
CUNHA, Sergio Luiz da. Um olhar sobre o ensino: a formação do professor e o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). 2008. 274 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.