Claus Ogerman: uma análise do concerto para piano e orquestra (1993): música e história cultural

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Tipo
Dissertação
Data
2013-02-04
Autores
Cunha, Flávio Régis Sudário
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Sanchez, Petra Sanchez
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente dissertação discute algumas tendências do pensamento musicológico recente, o qual tem apresentado aspectos que apontam para perspectivas comuns, dentre elas a contextualização históricocultural e a interdisciplinaridade. A obra do compositor alemão Claus Ogerman é o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa devido à sua notoriedade e representatividade durante a expansão da indústria cultural, realizando atividades musicais, nos diversos campos não só da música popular dos séculos XX e XXI mas também do minimalismo, serialismo e modernismo (classificações que pertencem ao escopo da música erudita). Este estudo voltado para a obra do compositor permite-nos analisar três fases importantes de sua vida e parte de sua obra por meio dos dois campos musicais (música popular e erudita), na música do século XX e XXI, comparando e analisando sua produção artística.
Descrição
Palavras-chave
Claus Ogerman , interdisciplinaridade , composição , Claus Ogerman , interdisciplinarity , composition
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