O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2006-08-11
Autores
Barcala, Valter Aparecido
Orientador
Feijó, Martin Cezar
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Contier, Arnaldo Daraya
Frederico, Celso
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos.
Descrição
Palavras-chave
história , cinema , educação , metodologia de ensino , history , cinema , education , teaching methodology
Citação
BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.