Show simple item record

dc.creatorBarcala, Valter Aparecidopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:48Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:11Z
dc.date.available2008-05-19pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:11Z
dc.date.issued2006-08-11pt_BR
dc.identifier.citationBARCALA, Valter Aparecido. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24894
dc.description.abstractThis essay intends to depict the pedagogical workability of the cinema, mainly to the Secondary School students, referring to the movie Eles Não Usam Black-Tie , produced and directed by Leon Hirszman in 1981. Making the analysis and decoupage of the movie, it was delineated a relation between Cinema and History. After the collecting of social and historical facts presented in the movie, it was proposed a methodology of work through cinematographic opus and the historical contextualization concerning about the presented topic. The central purposes of this study are the accomplishments of the integration of the Brazilian cinema to the quotidian of students in their classrooms, becoming the cinema a dynamical tool, allowing a contextualized learning about historical subjects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthistóriapor
dc.subjectcinemapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectmetodologia de ensinopor
dc.subjecthistoryeng
dc.subjectcinemaeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectteaching methodologyeng
dc.titleO cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszmanpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoO estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6624653724656204por
dc.contributor.advisor1Feijó, Martin Cezarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027900632073057por
dc.contributor.referee1Contier, Arnaldo Darayapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430por
dc.contributor.referee2Frederico, Celsopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183961776261635por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4356/Valter%20Aparecido%20Barcala.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2052/1/Valter%20Aparecido%20Barcala.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record