Show simple item record

dc.creatorLima, Eduardo Henrique de Matospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:24Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.available2008-09-17pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.issued2008-08-18pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852
dc.description.abstractIt is a study about a case on the Project of Musical Education of Children, developed in an institution of the third section, located in Belo Horizonte/MG - Project Sound in the Light of No-formal Musical Education. It was adopted as theoreticalmethodological referential for the accomplishment of this work: the epistemological nature of Teacher's Ana Mae Barbosa triangular proposal and her approach on Art/Education; the pré-figurative Teaching and the musician's creative spirit, composer and teacher Koellreutter and the sociocultural Approach of the Musical Education based on the teacher Margarete Arroyo's studies. There were accomplished a research and an analysis of the works developed in the project, as well as the reached results from April 2006 to July 2007. It is intended with that research to contribute with the process of analysis and reflection about the practices and possibilities of the Musical Education of children in the contemporaneity, with emphasis in the no-formal proposals of teaching and learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação musicalpor
dc.subjecteducação não-formalpor
dc.subjectarte-educaçãopor
dc.subjectcontemporaneidadepor
dc.subjectmusical educationeng
dc.subjectno-formal educationeng
dc.subjectart-educationeng
dc.subjectcontemporaneityeng
dc.titleEducação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoTrata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8766429068449210por
dc.contributor.advisor1Contier, Arnaldo Darayapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430por
dc.contributor.referee1Fiamenghi Jr, Geraldo Antôniopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680842792627452por
dc.contributor.referee2Mojola, Celso Antoniopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4264212879213540por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4306/Eduardo%20Henrique%20de%20Matos%20Lima.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1986/1/Eduardo%20Henrique%20de%20Matos%20Lima.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record