Show simple item record

dc.contributor.advisorBairon, Sérgio
dc.contributor.authorDaud, Denise da Costa Neves
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:08Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:01Z
dc.date.available2006-09-20
dc.date.available2020-05-28T18:11:01Z
dc.date.issued2006-08-16
dc.identifier.citationDAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832
dc.description.abstractEste trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista.
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to research the different ways that hypermedia could be used as an innovative pedagogical resource in the teaching and learning process; so that it helps the student to build knowledge. This research began with an analysis of two hypermedia works, Leonardo 2.0 - The Inventor and The Local History in the alphabetization process for children, youth and adults of the Diadema municipality; composed by the Diadorim hypermedia, both available in CD-ROM. This study takes into consideration the properties and characteristics of digital environments, particularly hypermedia, analyzing various situations and suggesting ways that contribute to more autonomous learning within this environment, all based on a constructivist pedagogical conception.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecthipermídia
dc.subjectensino e aprendizagem
dc.subjectconstrutivismo
dc.subjecthypermedia
dc.subjectteaching and learning
dc.subjectconstructivism
dc.titleA relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3151471755064991
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712052461153621
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4232/DENISE%20DA%20COSTA%20NEVES%20DAUD%20-%20EAHC2006.pdf.jpg
local.contributor.board1Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200
local.contributor.board2Petry, Luís Carlos
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933939386282163
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record