Show simple item record

dc.creatorDaud, Denise da Costa Nevespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:08Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:01Z
dc.date.available2006-09-20pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:01Z
dc.date.issued2006-08-16pt_BR
dc.identifier.citationDAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to research the different ways that hypermedia could be used as an innovative pedagogical resource in the teaching and learning process; so that it helps the student to build knowledge. This research began with an analysis of two hypermedia works, Leonardo 2.0 - The Inventor and The Local History in the alphabetization process for children, youth and adults of the Diadema municipality; composed by the Diadorim hypermedia, both available in CD-ROM. This study takes into consideration the properties and characteristics of digital environments, particularly hypermedia, analyzing various situations and suggesting ways that contribute to more autonomous learning within this environment, all based on a constructivist pedagogical conception.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthipermídiapor
dc.subjectensino e aprendizagempor
dc.subjectconstrutivismopor
dc.subjecthypermediaeng
dc.subjectteaching and learningeng
dc.subjectconstructivismeng
dc.titleA relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoEste trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3151471755064991por
dc.contributor.advisor1Bairon, Sérgiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712052461153621por
dc.contributor.referee1Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee2Petry, Luís Carlospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933939386282163por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4232/DENISE%20DA%20COSTA%20NEVES%20DAUD%20-%20EAHC2006.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1950/1/DENISE%20DA%20COSTA%20NEVES%20DAUD%20-%20EAHC2006.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record