A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
Date
2006-08-16Author
Daud, Denise da Costa Neves
Advisor
Bairon, Sérgio
Referee
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Referee
Petry, Luís Carlos
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista. The objective of this thesis is to research the different ways that hypermedia could be used as an innovative pedagogical resource in the teaching and learning process; so that it helps the student to build knowledge. This research began with an analysis of two hypermedia works, Leonardo 2.0 - The Inventor and The Local History in the alphabetization process for children, youth and adults of the Diadema municipality;
composed by the Diadorim hypermedia, both available in CD-ROM. This study takes into consideration the properties and characteristics of digital environments, particularly hypermedia, analyzing various situations and suggesting ways that contribute to more autonomous learning within this environment, all based on a constructivist pedagogical conception.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Citation
DAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.