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dc.creatorPignatari Filho, Miltonpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:07Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:01Z
dc.date.available2007-11-09pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:01Z
dc.date.issued2007-10-01pt_BR
dc.identifier.citationPIGNATARI FILHO, Milton. Estudo sobre aprendizagens no ensino superior sob a ótica de profissionais da área de administração. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24831
dc.description.abstractThe formation required for teaching in undergraduate courses has been concentrated in the knowledge of certain content, being practical (due to the professional exercise) or theoretical/epistemological (due to the academic exercise). The postgraduate courses, a privileged place of that formation, tends to prioritize the conduct of researches, becoming responsible, even if it is not intentionally, for perpetuating the faith that to be a teacher is enough to thoroughly know certain content or, in the case of undergraduate courses, to be a good researcher. Initiatives in the sense of offering to the (future) teacher a great academical preparation in relation to the educational activity, although existent, they are still scattered and they lack theoretical penetration, as well as studies that try to know, in systematized way, their results. In the moment that Brazil intends to discuss the directions of the University through the Brazilian Educational Public Higher Education Policy Reform, it is very important to approach the theme and to alert for the need that - amid discussions on financing, quotas, academical autonomy - more attention is ought to be given to the formation of that main actor in the construction of the undergraduate courses: the teacher. The goal of this paper is to look for the support of the historical context and the cultural aspects of the learning, associated with a research accomplished together with the teachers of the administration area, a reflection about the quality in undergraduate courses and also try to find a way in order to make a contribution for the improvement in the teaching area. It will also be approached how the teacher of the undergraduate courses sees his evolution in the educational career. The teachers' reports of the experiences can offer important subsidies for future planning and evaluations of the programs of that nature, as well as to explore new teaching and learning strategies that can look for a better quality in undergraduate courses.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectqualidadepor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectdesenvolvimento profissional de professorespor
dc.subjectundergraduate courseseng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectqualityeng
dc.subjectteachers professional developmenteng
dc.titleEstudo sobre aprendizagens no ensino superior sob a ótica de profissionais da área de administraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA formação exigida para docência no ensino superior tem se concentrado no conhecimento aprofundado de determinado conteúdo, seja ele prático (decorrente do exercício profissional) ou teórico/epistemológico (decorrente do exercício acadêmico). A pós-graduação, lócus privilegiado dessa formação, tende a priorizar a condução de pesquisas, tornando-se responsável, mesmo que não intencionalmente, por perpetuar a crença de que para ser professor basta conhecer a fundo determinado conteúdo ou, no caso do ensino superior, ser um bom pesquisador. Iniciativas no sentido de oferecer ao (futuro) professor universitário maior preparo em relação à atividade docente, embora existentes, são ainda esparsas e carecem de maior aprofundamento teórico, bem como de estudos que procurem conhecer, de modo mais sistematizado, seus resultados. Num momento em que o Brasil se propõe a discutir os rumos da Universidade por meio da Reforma Universitária, se torna de suma importância abordar a temática e alertar para a necessidade de que em meio a discussões sobre financiamento, cotas, autonomia universitária maior atenção seja dada à formação desse que é, talvez, o principal ator na construção do ensino superior: o professor. O objetivo deste trabalho é investigar, tendo como com o suporte o contexto histórico e os aspectos culturais da aprendizagem da área de administração, como docentes da área de administração se manifestam em relação ao Ensino Superior e quais contribuições oferecem para a melhoria deste ensino. Para tanto, objetiva-se compreender como o professor do ensino superior observa sua evolução na carreira docente. Os relatos das experiências dos docentes podem oferecer subsídios importantes para futuros planejamentos e avaliações de programas dessa natureza, bem como explorar novas estratégias de ensino e aprendizagem que possam buscar uma melhor qualidade no ensino superior.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5994765826959912por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Sanchez, Petra Sanchezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799por
dc.contributor.referee2Nono, Maévi Anabelpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634997953885976por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4281/Milton%20Pignatari%20Filho.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1948/1/Milton%20Pignatari%20Filho.pdf


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