O trabalho do supervisor regional do curso normal superior fora de sede da Uniararas: limites e possibildades

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-08-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Sano, Midori
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Alonso, Myrtes
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa desenvolveu-se no contexto do Curso Normal Superior Fora de Sede de uma instituição do interior do estado de São Paulo. Trata-se de um curso a distância, na modalidade presencial, utilizando diferentes mídias interativas e com a mediação de um Tutor. A necessidade pela investigação decorreu do interesse em pesquisar o potencial inclusivo dessa modalidade de curso, com o enfoque na função de Supervisor Regional do Curso Normal Superior Fora de Sede, objetivando pesquisar a percepção que ele tem do trabalho que desempenha. Trata-se de uma função instituída para prestar o apoio local necessário aos alunos e tutores do CNSFS, a fim de garantir o funcionamento do curso. Para proceder à investigação do estudo em questão, utilizou-se, como principal fonte de informação, os próprios supervisores regionais, por meio da técnica da entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo das falas obtidas. Os dados apontam a visão de um trabalho complexo, em construção e permeado dos desafios próprios aos novos modelos de educação exigidos na sociedade do conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
educação a distância , políticas públicas de educação , formação de professores , curso normal superior , gestão , supervisor regional , long distance education , public politics in education , teacher s formation , teacher degree , management , regional educational supervisor
Assuntos Scopus
Citação
SANO, Midori. O trabalho do supervisor regional do curso normal superior fora de sede da Uniararas: limites e possibildades. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.