Músicas da infância, de tradição oral: um relato das experiências expressivas, a partir de uma intervenção pedagógica com crianças de 6 a 7 anos
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-08-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Paula Leme de
Orientador
Ambrogi, Ingrid Hötte
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Gobbi, Márcia Aparecida
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação consiste no relato da experiência pedagógica realizada com crianças de 6 a 7 anos, envolvendo músicas infantis de tradição oral entendidas como manifestação cultural no ambiente escolar nas aulas de Arte/Música da EMEF Ministro Aníbal Freire, situada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de caso, que busca descortinar o percurso docente a partir do olhar das expressões peculiares em cada uma das canções, jogos e brincadeiras cantadas pelo grupo de crianças. A pesquisa pretendeu verificar qual tipo de repertório musical que melhor contemplava os encontros musicais com as crianças. Devido à diversidade de manifestações musicais encontradas em nossa cultura e no intuito de ressaltar o valor de suas presenças nos espaços educacionais, tornou-se necessária a escolha de algumas canções divididas em: Brinquedos Melódicos, Brinquedos Ritmados, Brinquedos Rítmico-Melódicos e Brinquedos Melódico-Rítmicos. Para tanto, foi fundamental compreender a natureza, a trajetória histórica e a presença desses elementos na atualidade. Os objetivos da investigação concentraram-se em: conceituar a importância dos jogos e das brincadeiras cantadas na infância em ações pedagógicas na perspectiva da etnopesquisa implicada e cultural; apontar a sua diversidade nas práticas educacionais; caracterizar seus elementos definidores; apontá-la como uma manifestação cultural modificada pelo fenômeno da circularidade cultural. Concluímos a dissertação com a análise e o encontro da prática pedagógica vivenciada com documentos que norteiam o ensino de música e de projetos para Educação Municipal atual em São Paulo. A fundamentação teórica da pesquisa pautou-se nos estudos de Violeta Gainza, Marisa Fonterrada, Lydia Hortélio, entre outros. A pesquisa indicou a prática pedagógica musical e a música de transmissão oral da infância como manifestação que funde diferentes linguagens e aciona instâncias racionais e sensíveis de seus participantes, constituindo expressão de congraçamento e alegria individual e coletiva. Pela importância das práticas na construção da identidade pessoal e cultural dos educandos, essas devem ser mais conhecidas, divulgadas e praticadas nos espaços escolares e de formação de professores.
Descrição
Palavras-chave
músicas da infância , jogos e brincadeiras cantadas , educação musical , songs of childhood , play games and sung , music education
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Citação
SOUZA, Paula Leme de. Músicas da infância, de tradição oral: um relato das experiências expressivas, a partir de uma intervenção pedagógica com crianças de 6 a 7 anos. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.