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    Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?

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    Debora Caramaschi de Campos.pdf (5.888Mb)
    Date
    2014-06-09
    Author
    Campos, Débora Caramaschi de
    Advisor
    Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
    Referee
    Grinfeld, Fanny Feigenson
    Referee
    Cunha, Kathia Castilho
    Metadata
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    Abstract
    O presente estudo, intitulado cultura de moda: roupa e história, um meio sensível. um processo criativo, uma produção estética?, investiga uma prática educacional e possíveis assimetrias e impermanências do sujeito contemporâneo, aluno de graduação de Moda, através da produção de conhecimento em história da moda ao realizar uma atividade pedagógica denominada caderno de memórias , como um dispositivo (Foucault), experiência de abertura (Heidegger) e fruição artística. A pesquisa discute o trabalho do criador Yohji Yamamoto e sua identidade como designer de moda frente às artes plásticas. Usa do método fenomenológico-existencial, narrativas históricas, contato intersubjetivo e observação. Reflete o indivíduo criador / autor e leitor / desvelador frente aos contornos da modernidade em face da contemporaneidade. Utiliza como procedimento de análise a micro-história, dado seu caráter analítico e minucioso ao estabelecer um olhar mais amplo sobre a história cultural. E, com o intuito de interdisciplinaridade, apresenta criação e gestos inacabados de estudantes e suas singularidades, subjetividades, estórias e heranças vestimentares.
     
    The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances.
     
    CNPq Area
    CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
    Citation
    CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24790
    Collections
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis [492]

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    Universidade Presbiteriana Mackenzie
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