Show simple item record

dc.creatorTura, Paula Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:36Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:52Z
dc.date.available2014-04-05pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:52Z
dc.date.issued2014-02-12pt_BR
dc.identifier.citationTURA, Paula Ferreira. Poéticas corporais: o corpo no ambiente natural: uma proposta contemporânea em arte visual. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24778
dc.description.abstractThis research, through the visual arts sacralizes the contact of the human body with the natural environment. The author who is an artist-researcher has chosen the Contemporary Art as a language to her proposals. The dissertation was written in One Chapter composed as: interventions developed by the researcher with photos and descriptions followed by an artist of reference with images of it´s work and an analysis of the art work proposed by the researcher with concepts and discussion of arguments. To each posture of Contemporary Art there is a range of different art pieces to be viewed: Body Art there is a body painting and imprinting, and cast´s mold of body parts; Performance Art-there are registration of the shadows produced by the body during an yoga practice and the projection of the shadow of a tree leave on top of a body and the match of the body with a tree and a ruin of a building; Arte Povera there is a branch painted in red and the construction of a feminine body with sand and cloth; Land Art there is a construction of little cloth trees, the drawings on the beach sand, a collective work to make rocks softer, the creation of colorful and sand paths and the interventions with ink on sand sculptures found at the beach. The body, main object of this work, feels and become visible the marks of restlessness that carry about the social imposed patterns of behavior and esthetics and the relation with the natural environment. Carry itself the memories of choices made and paths coursed. The art proposals here included express what the speech misses, express the pains of the reflexive path coursed, the listening, the feeling, the contemplation, the process of waiting.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectarte e meio ambientepor
dc.subjectartes visuaispor
dc.subjectcorpopor
dc.subjectculturapor
dc.subjectnaturezapor
dc.subjectart and environmenteng
dc.subjectvisual artseng
dc.subjectbodyeng
dc.subjectcultureeng
dc.subjectnatureeng
dc.titlePoéticas corporais: o corpo no ambiente natural: uma proposta contemporânea em arte visualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoEsta pesquisa se utiliza da arte visual para sacralizar o contato do corpo com o ambiente natural. A autora que é uma artista pesquisadora escolheu a Arte Contemporânea como linguagem para suas intervenções. Desta forma, a obra foi escrita em Capítulo Único composto por: intervenção proposta pela pesquisadora com fotos e descrições, seguida de um artista de referência com imagens de seu trabalho e por fim uma análise do trabalho realizado contendo os conceitos e discussão de argumentos. Assim, estão em Body Art obras de pintura corporal, impressão corporal, molde de partes do corpo em gesso; em Performance Art o registro da projeção da sombra do corpo - durante a realização de movimentos de yoga e de projeção da sombra de folhas de árvores sobre o corpo; o encaixe do corpo em raízes de árvore e em espaços de uma construção em ruínas; em Arte Povera há a pintura em tronco de árvore, a construção de corpo feminino em areia com utilização de retalhos e em Land Art há a construção de pequenas árvores de tecido, a grafia na areia da praia, a construção coletiva de amaciamento de pedras, criação de rastros coloridos e caminhos de areia e por fim a intervenção com corante em esculturas e desenhos de areia. Todas as propostas artísticas acontecem em ambiente natural mais precisamente o litoral do Estado de São Paulo em relação ao qual a autora possui grande conhecimento e afinidade. O corpo, objeto principal deste trabalho sente e transparece a marca das inquietações que carrega como os padrões sociais impostos de comportamento e de estética, do tempo acelerado nos grandes centros e do convite à introspecção proveniente do contato com o ambiente natural. Carrega em si as memórias das escolhas feitas e caminhos traçados. As propostas aqui inclusas propõem a expressão que falta à fala, exprimem as dores do trajeto reflexivo, o ouvir, o sentir, o contemplar, o esperar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6577113768792175por
dc.contributor.advisor1Stori, Norbertopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020por
dc.contributor.referee1Sanchez, Petra Sanchezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799por
dc.contributor.referee2Silva, Arnaldo Valente Germano dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642038326083508por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4160/Paula%20Ferreira%20Tura.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1887/1/Paula%20Ferreira%20Tura.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record