A Suíte popular brasileira de Heitor Villa-Lobos como expressão do ambiente do choro em seu nascimento

View/ Open
Date
2013-09-17Author
Olmedo, Mayki Fabiani
Advisor
Ambrogi, Ingrid Hötte
Referee
Stori, Norberto
Referee
Mancini, Orlando Marcos Martins
Metadata
Show full item recordAbstract
Heitor Villa-Lobos conviveu em sua juventude com os chorões da cidade do Rio de Janeiro, foi nesse período que aprendeu a tocar violão e seu nome passou a ser conhecido nas rodas de choro. Na época, início do século XX, Villa-Lobos começou a desenvolver sua artesania composicional, e homenageou o novo gênero musical choro com uma obra intitulada Suíte Popular Brasileira. O presente trabalho apresentará a análise histórica, epistemológica, melódica e das formas da Suíte Popular Brasileira, a fim de trazer à luz a importância dessa obra diante da história do violão e do catálogo das obras de Villa-Lobos. Heitor Villa-Lobos frequented, in his youth, a group of musicians known as "chorões", in the city of Rio de Janeiro. Was at this time that he learned to play guitar and his name became known among the musical scene of "choro". During this period, the early twentieth century, Villa-Lobos began to develop his compositional craftsmanship, and paid tribute to the new musical genre known as choro, with a work entitled Suite Popular Brasileira. This paper presents a historical analysis, epistemological analysis, melodic and the shapes of five pieces that make up the Suite Popular Brasileira, in order to bring to light the importance of this work to the history of the guitar and to the catalog of the works of Villa-Lobos.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Citation
OLMEDO, Mayki Fabiani. A Suíte popular brasileira de Heitor Villa-Lobos como expressão do ambiente do choro em seu nascimento. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.