O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-08-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Miranda, Carolina Schuskel
Orientador
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Stori, Norberto
Giordani, Estela Maris
Giordani, Estela Maris
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho discute a relação entre o design de comunicação publicitária e os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte, a partir do processo criativo de uma agência publicitária fundamentado nestes critérios. A relevância do trabalho decorre da importância que o profissional da publicidade exerce, principalmente na escolha das imagens utilizadas, visto que são portadoras de valores e significados que influenciam emoções, pensamentos e comportamentos dos indivíduos. Ao trabalhar em base aos conceitos da OntoArte e a da Ontopsicologia, o profissional de publicidade pode realizar uma atuação mais responsável no mercado, exercendo seu papel (direto ou indireto) de educador social e promovendo uma cultura baseada em valores humanistas, tais como viver, capacidade, dignidade, sociabilidade, entre outros. Em sua primeira etapa, a metodologia de abordagem qualitativa estudou a experiência de uma agência de design de comunicação que atua com os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. Estudou-se o processo criativo, em especial de um trabalho realizado, o projeto gráfico e de design da revista Performance Líder. Realizou-se uma pesquisa de campo para avaliar a percepção do público-alvo em relação à expressão de tais princípios no design de comunicação da revista. Observou-se que os participantes identificaram os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte no design e no conteúdo da revista, evidenciando que estes critérios podem ser utilizados também por outros profissionais no mercado.
Descrição
Palavras-chave
OntoArte , Ontopsicologia , design de comunicação , publicidade , processo criativo , valores humanistas na comunicação , OntoArt , Ontopsychology , communication design , advertising , creative process , humanistic values in communication
Assuntos Scopus
Citação
MIRANDA, Carolina Schuskel. O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.