O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte

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Tipo
Dissertação
Data
2012-08-21
Autores
Miranda, Carolina Schuskel
Orientador
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Stori, Norberto
Giordani, Estela Maris
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho discute a relação entre o design de comunicação publicitária e os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte, a partir do processo criativo de uma agência publicitária fundamentado nestes critérios. A relevância do trabalho decorre da importância que o profissional da publicidade exerce, principalmente na escolha das imagens utilizadas, visto que são portadoras de valores e significados que influenciam emoções, pensamentos e comportamentos dos indivíduos. Ao trabalhar em base aos conceitos da OntoArte e a da Ontopsicologia, o profissional de publicidade pode realizar uma atuação mais responsável no mercado, exercendo seu papel (direto ou indireto) de educador social e promovendo uma cultura baseada em valores humanistas, tais como viver, capacidade, dignidade, sociabilidade, entre outros. Em sua primeira etapa, a metodologia de abordagem qualitativa estudou a experiência de uma agência de design de comunicação que atua com os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. Estudou-se o processo criativo, em especial de um trabalho realizado, o projeto gráfico e de design da revista Performance Líder. Realizou-se uma pesquisa de campo para avaliar a percepção do público-alvo em relação à expressão de tais princípios no design de comunicação da revista. Observou-se que os participantes identificaram os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte no design e no conteúdo da revista, evidenciando que estes critérios podem ser utilizados também por outros profissionais no mercado.
Descrição
Palavras-chave
OntoArte , Ontopsicologia , design de comunicação , publicidade , processo criativo , valores humanistas na comunicação , OntoArt , Ontopsychology , communication design , advertising , creative process , humanistic values in communication
Citação
MIRANDA, Carolina Schuskel. O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.