UATU Universidade Aberta do Tempo Útil: uma rede de saberes compartilhados

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Tipo
Dissertação
Data
2012-12-13
Autores
Sartori, Edi
Orientador
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Título da Revista
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Título de Volume
Membros da banca
Sanchez, Petra Sanchez
Pazinato, Patricia
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho discorre sobre o impacto de um programa de extensão em educação continuada na vida do idoso. Para esta análise, foi escolhido o Programa de Inclusão Social denominado Universidade Aberta do Tempo Útil, oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, que tem como principais objetivos: proporcionar atividades educacionais voltadas à atualização e à aquisição de conhecimento em diversas áreas do saber; desenvolver habilidades socioculturais, privilegiando a alegria e o prazer da convivência com a cultura, e promover a integração do idoso nos vários segmentos da sociedade. O trabalho teve como objetivo geral compreender os vários aspectos que implicam a mudança de comportamento do idoso ao frequentar o programa de educação continuada. Os objetivos específicos foram: apontar as principais contribuições feitas pelos estudos recentes na área; identificar e caracterizar na legislação brasileira as diretivas voltadas para o idoso; descrever os principais aspectos cognitivos, afetivos e sociais observados nas representações elaboradas pelos próprios sujeitos; analisar, a partir dessas representações, quais as alterações sociais, políticas e econômicas que essa nova fase da vida propõe. O método utilizado foi de caráter descritivo e análise qualitativa exploratória. Como resultado, observou-se que os estudos até então desenvolvidos estão relacionados principalmente a medicina, psicologia e fisioterapia, tendo como principal foco o indicador cronológico. O programa de inclusão social pesquisado tem se demonstrado um diferencial na vida dos idosos, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, possibilitando-lhes inovar e criar novas amizades, bem como enriquecendo-lhes a troca de experiências. No que tange às políticas públicas, muito ainda se tem a fazer pela população de idosos brasileiros, principalmente no que se refere aos aspectos voltados à melhoria da qualidade de vida e educação. Os relatos também nos mostraram que a participação no programa de extensão tem desmistificado preconceitos e terminologias antes vistas como excludentes pela sociedade, bem como pelos alunos mais jovens. Os aspectos cognitivos, afetivos e sociais apresentaram melhoria da qualidade de vida dos idosos em vários aspectos, principalmente nos aspectos qualidade de vida, conhecimento, arte e sentir-se útil . A pesquisa configurou-se como uma ação isolada , inovando a pesquisa e apresentando uma realidade pouco explorada e difundida, na qual o interesse restringe-se a demandas específicas e direcionadas ao interesse da medicina, afastando outras possibilidades que complementem a melhoria da qualidade de vida da população e a educação, especialmente dos idosos.
Descrição
Palavras-chave
educação continuada , idoso , qualidade de vida , continued education , elderly , quality of life
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