Show simple item record

dc.contributor.advisorAzevedo, Wilton Luiz de
dc.contributor.authorGuedes, Ângelo Dimitre Gomes
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:04Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:41Z
dc.date.available2011-12-06
dc.date.available2020-05-28T18:10:41Z
dc.date.issued2011-08-18
dc.identifier.citationGUEDES, Ângelo Dimitre Gomes. Wassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interior. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24707
dc.description.abstractA relação entre os códigos visual, sonoro e verbal é um tema que sempre fascinou diversos artistas e pesquisadores. Wassily Kandinsky (1866-1944) foi responsável por um dos mais conceituados trabalhos nesse campo. Poesia, sinestesia e sensibilidade são características marcantes desde a sua infância. No final do século XIX e início do século XX, a arte apresentava sinais de ruptura com o modelo de representação do mundo exterior. Em meio a esse cenário, Kandinsky buscou o conteúdo interior/espiritual de uma obra de arte: a sonoridade interior. Por meio dela, formas exteriores distintas podem atingir a mesma ressonância na alma do espectador. Em seu livro Do Espiritual na Arte , publicado em 1914, Kandinsky expôs os principais conceitos concernentes à sonoridade interior. O autor parecia profetizar novos rumos à Arte, nos quais os valores externos seriam reduzidos e a sonoridade interior amplificada. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre todo esse cenário. Aponta o trajeto percorrido por Kandinsky no desenvolvimento de sua linguagem, concentrando-se em assuntos concernentes a relações intercódigos. Expõe os principais conceitos apresentados no livro Do Espiritual na Arte . Apresenta a Arte Monumental, conceito criado por Kandinsky, no qual diversos códigos são relacionados. Analisa recortes da composição cênica A sonoridade amarela , exemplo de Arte Monumental. Apresenta um ensaio artístico criado pelo autor da presente dissertação, no qual são relacionados elementos dos códigos visual, sonoro e verbal, por meio da sonoridade interior
dc.description.abstractThe relationship between the visual, sonorous and verbal codes is a subject that has fascinated many artists and researchers. Wassily Kandinsky (1866-1944) has been responsible for one of the most respected works in this field. Poetry, synesthesia and sensitivity are hallmarks since his childhood. In the late nineteenth and early twentieth centuries, art showed signs of breaking with the representation of the outside world model. In this scenario, Kandinsky sought the inner/spiritual content of the art work: the inner sonority. Through inner sonority, different outward forms can achieve the same resonance in the soul of the viewer. In his book "Concerning the Spiritual in Art", published in 1914, Kandinsky set out the main concepts related to inner sonority. The author seemed to predict new directions for art, in which external values would be reduced and inner sonority amplified. This dissertation presents a reflection on this scenario. It points out the path traveled by Kandinsky in the development of his language, focusing on issues concerning relations between codes. It also sets out the main concepts presented in his book , presents the Monumental Art, concept created by Kandinsky, in which several codes are related, brings an analysis of parts of the scenic composition "The Yellow sound", that is an example of the Monumental Art. And finally, it presents an art essay written by the author of this dissertation, in which elements of visual, sonorous and verbal codes are related through inner sonority
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectKandinsky
dc.subjectsonoridade interior
dc.subjectdo espiritual na arte
dc.subjectcódigos visuais
dc.subjectcódigos sonoros
dc.subjectcódigos verbais
dc.subjectcores
dc.subjectsons e palavras
dc.subjectsinestesia
dc.subjectKandinsky
dc.subjectinner sonority
dc.subjectconcerning the Spiritual in Art visual
dc.subjectsonorous and verbal codes
dc.subjectcolor
dc.subjectsounds and words
dc.subjectsynesthesia
dc.titleWassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interior
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465041713969987
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4025/Angelo%20Dimitre%20Gomes%20Guedes.pdf.jpg
local.contributor.board1Held, Maria Sílvia Barros de
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777
local.contributor.board2Gabrielli, Lourdes Malerba
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1286996699095876
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record