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dc.creatorGuedes, Ângelo Dimitre Gomespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:04Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:41Z
dc.date.available2011-12-06pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:41Z
dc.date.issued2011-08-18pt_BR
dc.identifier.citationGUEDES, Ângelo Dimitre Gomes. Wassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interior. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24707
dc.description.abstractThe relationship between the visual, sonorous and verbal codes is a subject that has fascinated many artists and researchers. Wassily Kandinsky (1866-1944) has been responsible for one of the most respected works in this field. Poetry, synesthesia and sensitivity are hallmarks since his childhood. In the late nineteenth and early twentieth centuries, art showed signs of breaking with the representation of the outside world model. In this scenario, Kandinsky sought the inner/spiritual content of the art work: the inner sonority. Through inner sonority, different outward forms can achieve the same resonance in the soul of the viewer. In his book "Concerning the Spiritual in Art", published in 1914, Kandinsky set out the main concepts related to inner sonority. The author seemed to predict new directions for art, in which external values would be reduced and inner sonority amplified. This dissertation presents a reflection on this scenario. It points out the path traveled by Kandinsky in the development of his language, focusing on issues concerning relations between codes. It also sets out the main concepts presented in his book , presents the Monumental Art, concept created by Kandinsky, in which several codes are related, brings an analysis of parts of the scenic composition "The Yellow sound", that is an example of the Monumental Art. And finally, it presents an art essay written by the author of this dissertation, in which elements of visual, sonorous and verbal codes are related through inner sonorityeng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectKandinskypor
dc.subjectsonoridade interiorpor
dc.subjectdo espiritual na artepor
dc.subjectcódigos visuaispor
dc.subjectcódigos sonorospor
dc.subjectcódigos verbaispor
dc.subjectcorespor
dc.subjectsons e palavraspor
dc.subjectsinestesiapor
dc.subjectKandinskyeng
dc.subjectinner sonorityeng
dc.subjectconcerning the Spiritual in Art visualeng
dc.subjectsonorous and verbal codeseng
dc.subjectcoloreng
dc.subjectsounds and wordseng
dc.subjectsynesthesiaeng
dc.titleWassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.resumoA relação entre os códigos visual, sonoro e verbal é um tema que sempre fascinou diversos artistas e pesquisadores. Wassily Kandinsky (1866-1944) foi responsável por um dos mais conceituados trabalhos nesse campo. Poesia, sinestesia e sensibilidade são características marcantes desde a sua infância. No final do século XIX e início do século XX, a arte apresentava sinais de ruptura com o modelo de representação do mundo exterior. Em meio a esse cenário, Kandinsky buscou o conteúdo interior/espiritual de uma obra de arte: a sonoridade interior. Por meio dela, formas exteriores distintas podem atingir a mesma ressonância na alma do espectador. Em seu livro Do Espiritual na Arte , publicado em 1914, Kandinsky expôs os principais conceitos concernentes à sonoridade interior. O autor parecia profetizar novos rumos à Arte, nos quais os valores externos seriam reduzidos e a sonoridade interior amplificada. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre todo esse cenário. Aponta o trajeto percorrido por Kandinsky no desenvolvimento de sua linguagem, concentrando-se em assuntos concernentes a relações intercódigos. Expõe os principais conceitos apresentados no livro Do Espiritual na Arte . Apresenta a Arte Monumental, conceito criado por Kandinsky, no qual diversos códigos são relacionados. Analisa recortes da composição cênica A sonoridade amarela , exemplo de Arte Monumental. Apresenta um ensaio artístico criado pelo autor da presente dissertação, no qual são relacionados elementos dos códigos visual, sonoro e verbal, por meio da sonoridade interiorpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465041713969987por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Wilton Luiz dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175por
dc.contributor.referee1Held, Maria Sílvia Barros dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777por
dc.contributor.referee2Gabrielli, Lourdes Malerbapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1286996699095876por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4025/Angelo%20Dimitre%20Gomes%20Guedes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1814/1/Angelo%20Dimitre%20Gomes%20Guedes.pdf


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