Um mergulho no Brasil Naif: a Bienal Naifs do Brasil do SESC Piracicaba: 1992 a 2010

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2013-02-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
D'ambrosio, Oscar Alejandro Fabian
Orientador
Stori, Norberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Nascimento, José Leonardo do
Moreira Filho, Alcindo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa consiste na discussão sobre o que é Arte Naif, quais são as suas variações e principais artistas. O problema maior é a própria definição do objeto de estudo. Para isso, temos como base os textos dos poucos autores nacionais e estrangeiros que se debruçaram sobre o tema. Alguns deles, inclusive, não são trabalhos acadêmicos, mas catálogos de luxo voltados para a venda de obras ou a divulgação de museus ou coleções particulares. Busca-se estabelecer parâmetros para o debate das manifestações plásticas que são chamadas pela crítica especializada como Arte Naif. O maior evento desse gênero de pintura no Brasil, a Bienal Naifs do Brasil, é realizado em Piracicaba, SP, e teve a sua décima edição em 2010. A pesquisa realiza uma análise dos textos de curadores, curadores-adjuntos e integrantes dos júris de seleção das dez edições do evento (1992-2010) e suas referências para instituir uma discussão sobre o conceito de Arte Naif. Esse diálogo inclui a discussão plástica de obras categorizadas no gênero. Traz ainda comentários sobre os principais artistas que expuseram nas diversas edições da Bienal.
Descrição
Palavras-chave
arte naif , bienal naifs do Brasil , arte popular , arte contemporânea , curadoria , artes plásticas , naïf art , Brazilian naïfs , popular culture , Brazilian Art , curator , visual arts
Assuntos Scopus
Citação
D'AMBROSIO, Oscar Alejandro Fabian. Um mergulho no Brasil Naif: a Bienal Naifs do Brasil do SESC Piracicaba: 1992 a 2010. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.