Evidências de confiabilidade e validade do instrumento de avaliação do processamento sensorial - Sensory Profile (Dunn, 1999): um estudo preliminar

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2018-12-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mattos, Jací Carnicelli
Orientador
Cysneiros, Roberta Monterazzo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Seabra, Alessandra Gotuzo
Brunoni, Décio
Araújo, Ceres Alves de
Lowenthal, Rosane
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Considerando-se a necessidade e importância de trabalhos que analisem propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação, o presente estudo investigou os parâmetros psicométricos de confiabilidade e validade do instrumento de avaliação sensorial Sensory Profile (Dunn, 1999), traduzido e adaptado culturalmente para o português do Brasil. Enquanto rastreador de dificuldades sensoriais e sinalizador de que algo não caminha bem no processamento cerebral de informações sensoriais, o instrumento configura-se como relevante ferramenta para se traçar um perfil sensorial que norteie o planejamento e a proposição de atividades relacionadas às experiências sensoriais. Objetivou-se investigar parâmetros psicométricos de confiabilidade e validade do Sensory Profile, a partir da versão já traduzida para o português do Brasil e adaptada culturalmente, realizando-se um estudo descritivo, transversal e correlacional. A amostra foi composta de 336 crianças brasileiras de 05 a 10 anos de idade, de ambos os sexos, sendo 298 sem transtornos do neurodesenvolvimento e 38 com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O instrumento apresentou uma consistência interna satisfatória com valores de alfa acima de 0,60 na maioria das categorias e fatores. Os escores da amostra brasileira sem transtornos do neurodesenvolvimento diferiram da amostra normativa americana e possibilitaram o estabelecimento de valores diferentes dos instituídos no sistema de pontuação para as crianças americanas quanto ao desempenho sensorial (desempenho típico, diferença provável e diferença definida). As crianças com Transtorno do Espectro Autista foram classificadas nas faixas de diferença provável e/ou diferença definida. Neste estudo preliminar foram encontradas evidências de confiabilidade e validade do Sensory Profile traduzido e adaptado culturalmente para o Brasil.
Descrição
Palavras-chave
Sensory Profile , avaliação , processamento sensorial , confiabilidade , validade
Assuntos Scopus
Citação
MATTOS, Jací Carnicelli. Evidências de confiabilidade e validade do instrumento de avaliação do processamento sensorial - Sensory Profile (Dunn, 1999): um estudo preliminar. 2018. 80 f. Tese (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.