Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo
Date
2019-08-23Author
Ohata, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel
Advisor
Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
Referee
Lopes, Paulo Batista
Referee
Cardoso, Alexandre
Metadata
Show full item recordAbstract
The player rating study helps in the production of digital games, to classify a player it is necessary to answer a questionnaire. Your answers will tell you which profile the player belongs to. The present work aims the development of an adaptive digital game to identify the player profile in one of Bartle's classification archetypes without the need for a form. This game was developed with the RPG Maker MV engine, and makes use of classic game designer and mechanics to bring the player into an immersive state. And with decision tree technique created by scripts, will indicate the player profile at the end of the game. After creating a prototype the next step is to perform tests with users, at the end of the tests there will be the profile found. To authenticate the test result, the volunteers answered Bartle's form and finally the results will be compared. As empresas de jogos digitais observam com atenção, e de forma detalhada, as preferências de seus jogadores. Por isso, em um mercado competitivo como o do setor, desenvolver produtos e serviços que sejam satisfatórios aos seus clientes se tornou essencial para se destacar. Considerando este cenário, é relevante a
importância de estudar os interesses dos jogadores e atender às suas necessidades. Uma das abordagens neste sentido corresponde ao estudo de classificação de jogadores, que procura auxiliar na produção de jogos digitais e adequar os projetos para cada perfil de jogador. Geralmente este inventário é realizado por meio de um questionário. A partir destas premissas, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo digital adaptativo para identificar o jogador e classificar em um dos arquétipos da classificação de Bartle. Está aplicação foi desenvolvida com a engine RPG Maker MV, e faz uso de mecânicas e do designer de jogos clássicos para levar o jogador a um estado imersivo e mapear suas ações ao jogar. Do ponto de vista computacional, foi aplicada a técnica de árvore de decisão criada por scripts, que, após a interação com o jogo oferece a indicação do perfil do jogador. A partir do protótipo elaborado, a próxima etapa será constituída por testes com usuários para a validação da hipótese da investigação e a para autenticação dos resultados será
utilizado o formulário de Bartle com os voluntários e seus resultados serão confrontados com os perfis identificados pelo jogo digital adaptativo.
CNPq Area
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Citation
OHATA, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel. Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.