Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-01-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Simões, Jairo Celso
Orientador
Omar, Nizam
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
A despeito do enorme avanço nos recursos e tecnologias de comunicação via Internet, via TV Interativa ou de outros meios hoje disponíveis, severas limitações permanecem vigentes nos processos de aprendizagem à distância, quando se trata de informação não estruturada. Nesses casos, que englobam grande parte das formas do conhecimento humano, a formação do aprendiz está fortemente vinculada ao processo dialético entre os aprendizes, em ambientes grupais em tempo real, cuja eficácia ainda está longe de um padrão minimamente adequado. Este trabalho apresenta alguns dos principais problemas ainda vigentes e propõe um caminho com potencial de mitigar várias dessas restrições, calcado principalmente na mentorização da postura social dos aprendizes, em especial através da indução das chamadas condutas altruístas, por meio de conceitos da Teoria dos Jogos.
Descrição
Palavras-chave
memética , teoria dos jogos , cooperativismo , coerção , realimentação , memética , game theory , cooperativismo , coerção , realimentação
Assuntos Scopus
Citação