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dc.creatorForte, Cleberson Eugeniopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:38:53Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:07:58Z
dc.date.available2015-10-01pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:07:58Z
dc.date.issued2015-08-07pt_BR
dc.identifier.citationFORTE, Cleberson Eugenio. Identificação de pontos robustos em marcadores naturais e aplicação de metodologia baseada em aprendizagem situada no desenvolvimento de sistemas de realidade aumentada. 2015. 117 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24264
dc.description.abstractIn the past, the Augmented Reality (AR) required advanced technologies in special devices for interaction and visualization. Nowadays, with the emergence of the mobile devices it has become common the usage of these tools in the development of AR systems applied to various purposes, including education, using natural markers. As the quality of images captured by mobile devices has increased the number of detected feature points has increased also, which ultimately hampers, or even prevents the technique to be used in applications, which run in real time. In addition, it becomes clear the necessity of proposing methodologies to be used in the development of educational applications using AR systems in order to improve the user s experience as well as the longevity of these applications, adding elements based on educational theories. The technique presented in this work determine illumination robust feature points, in order to reduce the time required to match high-resolution images. Additionally, the research also provides a conceptual framework methodology that, based on situated learning theory, combines the educational and technological aspects related to the context of developing mobile AR applications. Based on the experiments, it is possible to say that the technique using robust feature points saves about 70% in the processing time for matching high resolution images.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvisão computacionalpor
dc.subjectpontos de interessepor
dc.subjectrealidade aumentadapor
dc.subjectcomputer visioneng
dc.subjectfeature pointseng
dc.subjectaugmented realityeng
dc.titleIdentificação de pontos robustos em marcadores naturais e aplicação de metodologia baseada em aprendizagem situada no desenvolvimento de sistemas de realidade aumentadapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.description.resumoNo passado, a Realidade Aumentada (RA) requeria a tecnologia avançada de dispositivos especiais de interação e de visualização. Atualmente, com o surgimento de dispositivos móveis tornou-se comum o uso destas ferramentas no desenvolvimento de sistemas de RA aplicados aos mais diversos fins, dentre eles a educação, utilizando marcadores naturais. Com o aumento na qualidade das imagens captadas pelos dispositivos móveis, preocupa o fato de que, quanto melhor esta qualidade, mais pontos de interesse tendem a ser detectados para o reconhecimento dos marcadores naturais, o que, em última instância, dificulta ou mesmo impede que a técnica seja utilizada em aplicações que exijam funcionamento em tempo real. Soma-se a isto a constatação da necessidade de proposição de metodologias a serem empregadas no desenvolvimento de aplicações educacionais usando RA, visando tanto a melhoria da experiência do usuário quanto à longevidade de utilização destas aplicações, por meio da incorporação de elementos baseados em teorias educacionais. A técnica proposta neste trabalho para determinação de pontos de interesse robustos à variação de iluminação visa diminuir o tempo necessário para a correspondência entre imagens em alta definição. A pesquisa indica também uma metodologia no formato de framework conceitual, que, baseada na teoria de aprendizagem situada, correlaciona os aspectos educacionais e tecnológicos próprios ao contexto do desenvolvimento de aplicações de RA móvel. Com base nos experimentos realizados, é possível observar que a técnica que utiliza os pontos robustos, representa economia de, aproximadamente, 70% no tempo necessário para a correspondência entre imagens em alta definição.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197792264051641por
dc.contributor.advisor1Marengoni, Mauríciopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974791787566027por
dc.contributor.referee1Silveira, Ismar Frangopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830por
dc.contributor.referee2Kirner, Claudiopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277705848688464por
dc.contributor.referee3Concilio, Ilana de Almeida Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8570600616103852por
dc.contributor.referee4Thomaz, Carlos Eduardopt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1787052168477889por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3797/CLEBERSON%20EUGENIO%20FORTE.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1528/1/CLEBERSON%20EUGENIO%20FORTE.pdf


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