Show simple item record

dc.creatorSilva, Tiago Leite da
dc.date.accessioned2020-04-10T01:42:59Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:41Z
dc.date.available2020-05-28T18:04:41Z
dc.date.issued2020-02-07
dc.identifier.citationSILVA, Tiago Leite da. Modelos de negócio no campo da educação profissional em cursos livres: um estudo a partir do tripé de criação, configuração e apropriação do valor. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23699
dc.description.abstractThe lack of skilled labor has mainly put pressure on professional education that has expanded as a result of federal, state and municipal governments, as well as private enterprise. The main objective of professional education is to promote courses that facilitate the insertion of students in the job market. However, there are worrying data regards professional education. Firstly, there are a third of alumni who have not been able to gain a job placement in the area they have qualified in the past. And secondly, there is a suppressed demand for professional education courses due to lack of student´s financial resources and also for the lack of courses, especially in the less developed regions of the country. Therefore, understanding the structure of the business model in the professional open courses segment an becomes a relevant topic of interest. Thus, this research aims to understand how strategies of creation, configuration and appropriation of value in the context of professional education. Value is created by discovering and recognizing opportunities by analyzing the entire business ecosystem, combining the resources and capabilities of the company (or School) to deliver more value to all customers and stakeholders. But how does this "discovery and recognition of opportunities" take place? What is the role of multiple agents in the value creation? To answer these questions, a qualitative research was conducted, using the interpretative paradigm and characterized by being exploratory and descriptive for three dimensions of the value cycle (creation, configuration and appropriation). As result, the survey shows that schools offering professional courses need a flexible organizational structure and communication speed in regards of market demand, customer perception of value, etc.; Rapidly put courses in the market with high demand; Focus on students placement in the job market; Have pricing policies according to student context (generally, students without income or employment with a strong tendency to make a purchase decision after price comparison) and deeply develop and explore partnerships (commercial, pedagogical and for jobs).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectmodelo de negóciopor
dc.subjectmudança do modelo de negóciopor
dc.subjectcriação de valorpor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.titleModelos de negócio no campo da educação profissional em cursos livres: um estudo a partir do tripé de criação, configuração e apropriação do valorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoA falta de mão de obra qualificada tem exercido pressão, principalmente, sobre a educação profissional que tem se expandido como resultado dos esforços do governos federal, estadual, municipal e da iniciativa privada. O principal objetivo do ensino profissional é promover cursos que facilitem a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Entretanto, existem dados preocupantes a respeito da educação profissional. Primeiro, existe um terço de ex-alunos que não conseguiram uma colocação profissional na área em que se qualificaram no passado (SABOIA et al., 2009). E segundo, existe uma demanda reprimida por cursos de educação profissional pela falta de recursos financeiros dos potenciais alunos e também pela inexistência de cursos, principalmente nas regiões menos desenvolvidas do país (SABOIA et al., 2009); RÊSES 2018). Portanto, compreender a estruturação do modelo de negócio no segmento de cursos livres se torna um tema relevante. Assim, esta pesquisa tem por objetivo compreender as estratégias de criação, configuração e apropriação do valor no contexto da educação profissional do tipo livre. O valor é criado através da descoberta e reconhecimento de oportunidades analisando todo o ecossistema de negócios, combinando com os recursos e habilidades da empresa (ou IE) para entregar mais valor a todos os clientes e stakeholders. Mas como se dá essa "descoberta e reconhecimento de oportunidades"? Qual o papel dos múltiplos agentes no processo de criação de valor proposto por Meirelles (2019)? Para responder estas perguntas, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa, utilizando o paradigma interpretativista de acordo a Geparth (2004), que se caracteriza por ser exploratória e descritiva para as três dimensões do tripé do modelo de negócio (criação, configuração e apropriação do valor). Como resultado, a pesquisa demonstra que a escolas de cursos livres precisam de um estrutura organizacional flexível e velocidade na comunicação das demandas do mercado; Percepção de valor por parte do cliente; Rapidez na oferta de cursos com alta demanda no mercado; Foco na inserção do aluno no mercado de trabalho; Precificação dos cursos de acordo ao contexto dos alunos (em geral alunos sem renda ou emprego com forte tendência a tomar decisão de compra por preço) e desenvolver e explorar parcerias de forma profunda (comerciais, pedagógicas e para empregos).por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0583366168073132por
dc.contributor.advisor1Silva e Meirelles, Dimária
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475857286175034por
dc.contributor.referee1Benedetti, Mauricio Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9821207879072666por
dc.contributor.referee2Lopes, Humberto Elias Garcia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8839646757469273por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4223/5/TIAGO%20LEITE%20DA%20SILVA.pdf
dc.keywordsbusiness modeleng
dc.keywordsbusiness model changeeng
dc.keywordsvalue creationeng
dc.keywordseducationeng
dc.keywordsprofessional educationeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto