Inovação e crowdfunding: um estudo sobre startups

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-02-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cardoso , Luciano Santos
Orientador
Zilber, Moisés Ari
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Nakamura, Wilson Toshiro
Ikeda, Ana Akemi
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O surgimento de um grande número de startups no Brasil, tem despertado o interesse da comunidade acadêmica por esta categoria de empresas, que estão fortemente baseadas, na geração de valor com produtos e serviços inovadores. São empresas jovens formadas por empreendedores que buscam fazer a diferença, não somente em termos econômicos, mas em termos da mudança da realidade em que estão inseridos. Desta forma, esta obra tem como objetivo responder a quatro questões, as startups fazem uso do crowdfunding; quais os tipos e formas de crowdfunding utilizado; quais as formas e níveis de inovação encontrados em operação, destas empresas e verificar se as startups de base tecnológica apresentam inovação como fator de inserção de mercado. Para isso, foi elaborada uma revisão bibliográfica, buscando a compreensão dos constructos motivadores deste trabalho: crowdfunding e inovação. No âmbito das empresas startups, foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo, obtido em uma entrevista semiestruturada, aplicada a empresas startup, que passaram por campanhas de sucesso em plataformas de crowdfunding com relevância no mercado. Após análise do conteúdo, pode-se observar o fenômeno e chegar a conclusões sobre as suas características, assim verificamos as hipóteses levantadas com as perguntas que iniciaram esta pesquisa. Por meio da argumentação sobre os autores do referencial e os conteúdos analisados, pode-se identificar situações que justificaram as hipóteses levantadas. Foi realizado um estudo comparativo das respostas das empresas entrevistadas, onde pode-se observar os pontos em comum com as perguntas de pesquisa. O uso do crowdfunding por parte das startups, seu tipo, nível de inovação nas empresas e a inserção no mercado, ficam explícitos nas conversas com os entrevistados.
Descrição
Palavras-chave
crowdfunding , inovação , startups , plataformas
Assuntos Scopus
Citação
CARDOSO, Luciano Santos. Inovação e crowdfunding: um estudo sobre startups. 2018. 101 f. Dissertação ( Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.