Inovação e crowdfunding: um estudo sobre startups
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-02-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cardoso , Luciano Santos
Orientador
Zilber, Moisés Ari
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Nakamura, Wilson Toshiro
Ikeda, Ana Akemi
Ikeda, Ana Akemi
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O surgimento de um grande número de startups no Brasil, tem despertado o interesse da
comunidade acadêmica por esta categoria de empresas, que estão fortemente baseadas, na
geração de valor com produtos e serviços inovadores. São empresas jovens formadas por
empreendedores que buscam fazer a diferença, não somente em termos econômicos, mas em
termos da mudança da realidade em que estão inseridos. Desta forma, esta obra tem como
objetivo responder a quatro questões, as startups fazem uso do crowdfunding; quais os tipos e
formas de crowdfunding utilizado; quais as formas e níveis de inovação encontrados em
operação, destas empresas e verificar se as startups de base tecnológica apresentam inovação
como fator de inserção de mercado. Para isso, foi elaborada uma revisão bibliográfica, buscando
a compreensão dos constructos motivadores deste trabalho: crowdfunding e inovação. No
âmbito das empresas startups, foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo,
obtido em uma entrevista semiestruturada, aplicada a empresas startup, que passaram por
campanhas de sucesso em plataformas de crowdfunding com relevância no mercado. Após
análise do conteúdo, pode-se observar o fenômeno e chegar a conclusões sobre as suas
características, assim verificamos as hipóteses levantadas com as perguntas que iniciaram esta
pesquisa. Por meio da argumentação sobre os autores do referencial e os conteúdos analisados,
pode-se identificar situações que justificaram as hipóteses levantadas. Foi realizado um estudo
comparativo das respostas das empresas entrevistadas, onde pode-se observar os pontos em
comum com as perguntas de pesquisa. O uso do crowdfunding por parte das startups, seu tipo,
nível de inovação nas empresas e a inserção no mercado, ficam explícitos nas conversas com
os entrevistados.
Descrição
Palavras-chave
crowdfunding , inovação , startups , plataformas
Assuntos Scopus
Citação
CARDOSO, Luciano Santos. Inovação e crowdfunding: um estudo sobre startups. 2018. 101 f. Dissertação ( Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.