Efeitos da capacidade de absorção do conhecimento individual no domínio de aprendizagem com base na Taxonomia de Bloom
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-08-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lacerda, Aline Cristiane Rocha
Orientador
Popadiuk, Silvio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Hanashiro, Darcy Mitiko
Takahashi, Adriana
Nabil, Alexandre
Sivla, Dirceu
Takahashi, Adriana
Nabil, Alexandre
Sivla, Dirceu
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo teve por objetivo mensurar os efeitos da capacidade de absorção individual sobre o domínio de aprendizagem com base na taxonomia de Bloom em uma rede materiais de construção do oeste do Paraná. Optou-se por pesquisar a capacidade de absorção no nível individual, pois conforme identificado nas bases teóricas, grande parte das abordagens concentra-se no âmbito organizacional. Além disso, observou-se que estes estudos envolvem apenas o domínio cognitivo do conhecimento. Portanto, considera-se que esta pesquisa poderá trazer novas perspectivas ao incluir o domínio de aprendizagem com as dimensões afetiva e psicomotora em estudos da capacidade de absorção aplicados na área de Administração, nos âmbitos - individual, grupal e organizacional. Constatou-se que a capacidade de absorção com suas quatro dimensões – aquisição, assimilação, transformação e explotação - influencia positivamente os domínios de aprendizagem durante as atividades aprendizagem e de rotina organizacional. A metodologia é quantitativa e o tipo de pesquisa é exploratório-descritivo e para essa investigação foi utilizada uma versão adaptada do questionário desenvolvido por Wang et al. (2014) e para os domínios de aprendizagem uma escala adaptada de Bloom et al. (1970), aplicado para uma amostra de 128 empregados da Panorama Home Center, cujo o universo atinge 510 empregados em 9 filiais, localizadas nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Medianeira. Foi formulada uma hipótese central e três hipóteses secundárias. A hipótese central teve por finalidade testar se a capacidade de absorção individual provocava influência positiva sobre o domínio de aprendizagem e as secundárias analisaram a influência da capacidade de absorção em cada domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor, individualmente. Por meio da análise descritiva foram analisados os indicadores de cada dimensão da capacidade de absorção individual e os componentes do domínio de aprendizagem. Além disso, realizou-se a análise do modelo estrutural. Os dados demonstraram que ao considerar os três domínios de forma conjunta, resultando na variável de terceira ordem denominada „domínio de aprendizagem, o coeficiente originado entre essa variável latente e a capacidade de absorção individual, comprova que a capacidade de absorção individual provoca resultados positivos no domínio de aprendizagem, confirmando a hipótese estatística deste estudo.
Descrição
Palavras-chave
capacidade de absorção individual , domínio de aprendizagem
Assuntos Scopus
Citação
LACERDA, Aline Cristiane Rocha. Efeitos da capacidade de absorção do conhecimento individual no domínio de aprendizagem com base na Taxonomia de Bloom. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.