Inovação e inteligência competitiva: um estudo de caso do setor de cosméticos do Brasil
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-08-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Alonço, Guilherme Rodrigues
Orientador
Zilber, Moisés Ari
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Perez, Gilberto
Albertin, Alberto Luiz
Albertin, Alberto Luiz
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo tem como objetivo principal verificar se há ou não relação entre os construtos Inovação e Inteligência Competitiva. A inovação, caracterizada por ser um elemento estratégico entre as organizações com a finalidade de desenvolver economicamente uma empresa, vem sendo desenvolvida como objeto de estudos há muito tempo. Ao contrário do outro tema estudado, Inteligência Competitiva, a qual pode ser definida como uma atividade estratégica de coleta e análise de informação. Uma vez que o volume de dados e informações presentes do ambiente competitivo de qualquer empresa é crescente a cada dia, torna-se importante as empresas saberem lidar com estes desafios informacionais, sendo a Inteligência Competitiva uma dessas metodologias auxiliadoras neste caso. O estudo teve como proposta metodológica um estudo de caso único de natureza exploratória, utilizando-se de pesquisa qualitativa. O objeto de estudo foi uma empresa do setor de cosméticos do Brasil situada na cidade de Osasco – SP. A fim de guiar o estudo, adotou-se três objetivos específicos: (i) verificar se e como a empresa estudada pratica inovação, qual a sua tipologia e a sua forma; (ii) verificar se e como a empresa estudada utiliza a inteligência competitiva; e (iii) verificar como se dá a relação entre inovação e inteligência competitiva. O instrumento de coleta utilizado foi um roteiro de entrevista previamente elaborado pelo autor com base no referencial teórico desenvolvido. Com isso foram realizadas seis entrevistas, nas quais todas foram transcritas na íntegra. Para análise das entrevistas, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam: a existência de uma relação entre Inovação e Inteligência Competitiva, sendo a principal relação tornando a Inteligência Competitiva um precedente de processos de inovação. Identificou-se no estudo de caso único a existência de três tipos de inovação: produto; organizacional; marketing. Outra descoberta relevante no estudo de caso foi identificar indícios significativos de atividade de IC bem estruturada, apesar da não existência de um setor ou programa específico de IC na organização estudada.
Descrição
Palavras-chave
inovaçăo , inteligência competitiva , setor de cosméticos , estudo de caso único
Assuntos Scopus
Citação
ALONÇO, Guilherme Rodrigues. Inovação e inteligência competitiva : um estudo de caso do setor de cosméticos do Brasil. 2016. 165 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.