Reconhecimento e construção da competência da pessoa com deficiência: uma análise crítica das experiências de desenvolvimento em uma indústria farmacêutica

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Beltrão, Danielle Cristine
Orientador
Brunstein, Janette
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Saeta, Beatriz Regina Pereira
Lacombe, Beatriz Maria Braga
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Após uma longa história de exclusão, as pessoas com deficiência vêm reivindicando seu espaço, buscando exercer sua cidadania plena para a vida em sociedade, e a inclusão no mercado de trabalho faz parte deste processo. Neste sentido, o problema desta pesquisa procurou identificar quais experiências são significativas para a construção de competências e reconhecimento profissional da pessoa com deficiência já inserida no contexto organizacional e quem são os principais atores que contribuem para este processo. Trata-se de um estudo de caso, realizado em uma multinacional farmacêutica. Foram entrevistados dezessete sujeitos que participam do processo de inclusão de pessoas com eficiência nesta organização. A estratégia de coleta de dados fez uso das três principais fontes de investigação: i) observação participante; ii) entrevistas semi-estruturadas em profundidade e; iii) análise documental. A discussão teórica foi amparada pelo referencial de competências na ótica de autores como Le Boterf, Zarifian, Sandberg e Cheetham e Chivers. Os conceitos relativos à deficiência e inclusão foram apresentados a partir da visão de Aranha, Amaral, Freitas, Gil, Omote, Saeta, entre outros. A análise e interpretação das informações coletadas foram realizadas por meio do processo de análise geral de dados qualitativos proposto por Flores. Os resultados revelam que, embora o processo de construção e desenvolvimento de competências aconteça por meio de experiências formais, informais e mesmo de autodesenvolvimento específicas para a PcD, elas atendem somente a um público de pessoas com deficiência que ocupa cargos de baixo nível hierárquico. Tais iniciativas nem sempre consideraram o potencial desses profissionais, o que, por consequência, pouco promoveu o pleno desenvolvimento e reconhecimento da competência. A inclusão na empresa depende também de atores externos à organização e muitas vezes tais agentes não estão preparados para atender às especificidades das PcDs e às necessidades das empresa. Embora a articulação entre empresa e agentes externos ocorra, não há um diálogo e uma parceria efetiva que permita fazer avançar o processo de inclusão e de desenvolvimento profissional da PcD. O estudo procurou apresentar ainda elementos que permitam a reflexão sobre a condução de programas organizacionais de desenvolvimento de competências da pessoa com deficiência.
Descrição
Palavras-chave
pessoa com deficiência , inclusão , aprendizagem , competências , disabled people , inclusion , learning , competences
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