Fatores de influência para adoção da inovação em gestão de projetos: uma aplicação em tecnologia da informação

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2006-03-13
Autores
Santos, Carlos Roberto dos
Orientador
Popadiuk, Silvio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Zilber, Moisés Ari
Carvalho, Ruy de Quadros
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A adoção de inovação nas organizações ocorre freqüentemente em duas etapas: em um primeiro momento existe uma decisão da organização em adotar a inovação, o que é denominada adoção primária; é seguida por uma real implementação, a qual inclui a adoção individual pelos usuários, e que corresponde à adoção secundária (LEONARD BARTON; DESCHAMPS, 1988; GALLIVAN, 2001). O presente estudo explora a aplicação de modelos tradicionais de adoção e difusão de inovação para identificar os fatores que influenciam a adoção secundária da Metodologia de Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação, nas organizações. Além deste objetivo principal, a pesquisa busca identificar se estes fatores se comportam de maneira diferente para os usuários - que possuem experiência na sua utilização e encontram-se em um dos estágios de assimilação (COOPER e ZMUD, 1990) e os potenciais adotantes. O modelo de estudo, baseado na Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991), na Teoria da Difusão de Inovação (ROGERS, 1995) e no modelo de Adoção Secundária da Inovação (GALLIVAN, 2001), incorpora e adapta construtos relativos à Atitude, Norma Subjetiva e Controle Percebido. Os dados da pesquisa foram obtidos junto a uma amostra de gestores de projetos em Tecnologia da Informação, sendo utilizada a modelagem de equações estruturais para verificar a inter-relação entre os construtos. Os resultados da pesquisa revelaram que a Atitude, Norma Subjetiva Administração e Norma Subjetiva Equipe influem significativamente, para usuários e potenciais adotantes. Quanto às dimensões de controle, somente o construto Facilidades da Organização apresentou significância para o grupo de potenciais adotantes. A pesquisa confirmou ainda, a existência de diferenças nos fatores que influenciam a adoção da Metodologia de Gestão de Projetos para usuários e potenciais adotantes. A Atitude e a Norma Subjetiva Administração são fatores mais intensos para os usuários, enquanto a Norma Subjetiva Equipe, Facilidades do Indivíduo e Facilidades da Organização são mais significativas para os potenciais adotantes. As implicações do estudo são discutidas e sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.
Descrição
Palavras-chave
inovação , gestão de projetos , tecnologia da informação , adoção de inovação , difusão de inovação , teoria do comportamento planejado , innovation , project management , information technology , innovation adoption , diffusion of innovation , theory of the planned behavior
Citação
SANTOS, Carlos Roberto dos. Fatores de influência para adoção da inovação em gestão de projetos: uma aplicação em tecnologia da informação. 2006. 176 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.