Valores relativos à competição organizacional: um estudo de caso olhando as interações entre empregados de organizações privadas e moradores do entorno
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-08-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Katsurayama, Ernesto Hideaki
Orientador
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Martins, Maria do Carmo Fernandes
Martins, Maria do Carmo Fernandes
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A busca pela competitividade das empresas mostra os seus stakeholders (clientes,
fornecedores, gestores e empregados, acionistas, investidores, financiadores e comunidades)
interagindo na busca dos recursos necessários à sua sobrevivência. Às interações entre
stakeholders visando à obtenção de recursos num ambiente competitivo estão subjacentes os
valores relativos à competição organizacional (VRCO) (DOMENICO, 2007). O objetivo
desta pesquisa foi compreender como são construídos os VRCO na interação entre gestores e
demais empregados de empresas e moradores das comunidades onde se inserem. A pesquisa
foi realizada com base no método qualitativo de pesquisa, sob o paradigma interpretativo,
utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso, em uma organização do segmento de
mineração que extrai e processa minério numa planta metalúrgica localizada a 45 quilômetros
de uma cidade no interior de Goiás. Esta pesquisa foi realizada com emprego de 23
entrevistas individuais semi estruturadas, dois grupos de foco, observação não participante
(em fórum comunitário e visitas a entidades sociais), conversas espontâneas e documentos. A
análise do material discursivo levantado durante a pesquisa mostrou que os VRCO foram
construídos à medida que os empregados e os moradores foram desenvolvendo, em conjunto,
um novo vocabulário nas interações ocorridas entre eles ao longo de mais de 40 anos de
relacionamento. As práticas desenvolvidas durante esse período tiveram os seguintes VRCO
subjacentes: cumprimento de compromissos, respeito, valorização da mão de obra local,
abertura ao entendimento, formalidade, transparência e compromisso com o resultado. Assim
como nas pesquisas de Domenico (2007) e Leitão (2010), notou-se que os VRCO apreendidos
nesta pesquisa parecem resultar da busca do equilíbrio dinâmico entre a visão de mundo do
fundador (o mundo como deveria ser) combinada com a visão de mundo expressa nas
políticas corporativas (o mundo como ele é) e a necessidade de adequação à realidade, ao
mesmo tempo em que evidenciaram a reprodução dos aspectos culturais da sociedade da qual
os stakeholders fazem parte.
Descrição
Palavras-chave
valores relativos à competição organizacional , stakeholders , interações , comunidade , values related to organizational competition , stakeholders , interactions , community