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dc.creatorGuedes, Alberto Augustopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:25:59Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:03:56Z
dc.date.available2013-10-07pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:03:56Z
dc.date.issued2013-02-04pt_BR
dc.identifier.citationGUEDES, Alberto Augusto. Modelo de negócio aplicado pela indústria brasileira de construção civil em empreendimentos habitacionais populares: o caso do programa Minha casa, minha vida . 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23421
dc.description.abstractThe expression business model gained relevance at the very beginning of the 1990 s to designate any new e-business venture. However, business models are potentially important for all economic activities meaning the core logic of a company and how its components interact both internally and externally. This study proposed the description of business models put in force by companies engaged in the construction of low-income housing as the main research issue. Although the increasing interest of academic research for business models, this segment of the civil construction industry have been deserving little attention in the sense of specific phenomena wherever in Brasil or in the whole world. Notwithstanding, Brazil is getting to a prominent worldwide position since 2009 with the institution of Minha Casa, Minha Vida Program. The research, treated on an exploratory basis, use the multiple case study method. To meet the first specific objective it was possible to describe the dimensions and components of the effective business model concerning value creation, configuration and capture. The second specific objective allowed to identify the changes occurred in the business models of the construction companies who engaged in the Program, remarkably the growing interaction of social networks, the use of new technologies and several aspects related to social and environmental issues.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmodelos de negóciopor
dc.subjectconstrução civilpor
dc.subjecthabitação popularpor
dc.subjectbusiness modelseng
dc.subjectcivil constructioneng
dc.subjectlow-income housingeng
dc.titleModelo de negócio aplicado pela indústria brasileira de construção civil em empreendimentos habitacionais populares: o caso do programa Minha casa, minha vidapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoO termo modelo de negócio tomou força no início dos anos 1990, servindo para denominar quaisquer novas operações de e-business, e ensejando muitos estudos acadêmicos. No entanto, modelos de negócios são potencialmente relevantes para todas as atividades econômicas, representando a lógica central da empresa e como seus componentes interagem interna e externamente. Este estudo trouxe como questão principal de pesquisa a descrição dos modelos de negócio empregados pelas empresas atuantes na construção de habitações populares. Mesmo com o crescente interesse acadêmico por modelos de negócios, esse segmento da construção civil tem merecido pouca atenção para entender fenômenos particulares, seja no Brasil ou em todo o mundo. O Brasil passou a se destacar nesse quadro mundial a partir de 2009, com a introdução do Programa Minha Casa, Minha Vida. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou o estudo de caso múltiplo. Atendendo o primeiro objetivo específico, foi possível descrever as dimensões e componentes do modelo de negócio empregado, concernentes à criação, configuração e captura de valor. O segundo objetivo específico permitiu identificar as mudanças ocorridas nos modelos de negócios das construtoras que aderiram no Programa, notadamente a crescente atuação das redes sociais, o emprego de novas tecnologias construtivas e as preocupações com os aspectos socioambientais.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5664140900518377por
dc.contributor.advisor1Meirelles, Dimária Silva ept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475857286175034por
dc.contributor.referee1Marcondes, Reynaldo Cavalheiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082252604805492por
dc.contributor.referee2Zilber, Silvia Novaespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329851999310719por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2974/Alberto%20Augusto%20Guedes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/591/1/Alberto%20Augusto%20Guedes.pdf


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