Barreiras na transferência de conhecimento no processo de vendas em franquias de escolas de idiomas: um estudo sob a perspectiva do franqueado
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-02-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Araújo, Davi Lucas Arruda de
Orientador
Popadiuk, Silvio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Franklin, Marcos Antonio
Sanchez, Otávio Próspero
Ghobril, Alexandre Nabil
Zilber, Silvia Novaes
Sanchez, Otávio Próspero
Ghobril, Alexandre Nabil
Zilber, Silvia Novaes
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Com esta dissertação tem-se como objetivo identificar a influência das barreiras na transferência de conhecimento no processo de vendas em franqueados de escolas de idiomas na cidade de São Paulo/SP. Optou-se pelo estudo das franquias de escolas de idiomas, pois trabalhos acadêmicos utilizando à abordagem das barreiras do conhecimento permanecem pouco explorados. Além disso, observa-se que a ausência de conhecimento nos processos de gestão e no próprio segmento pode gerar barreiras que dificultam a aplicação dos conhecimentos oriundos do franqueador. Entende-se que o processo de transferência de conhecimento está adequado ao modelo de comunicação proposto por Shannon e Weaver (1949). Portanto, a presença de ruídos ou barreiras é inevitável. Utilizando-se o modelo de Szulanski (1996) as barreiras podem ocorrer em relação: i) ao conteúdo do conhecimento; ii) ao contexto; iii) a fonte emissora; iv) a fonte receptora. Dessa forma, foi verificado como essas barreiras influenciam o gerenciamento dos franqueados em suas unidades de negócios. A metodologia é quantitativa e o tipo de pesquisa é exploratório-descritivo e para essa investigação foi utilizada uma versão adaptada do questionário desenvolvido por Szulanski (1996), aplicado para uma amostra de 79 escolas franqueadas de idioma vinculadas à Associação Brasileira de Franquias (ABF), cujo universo atinge 299 unidades na cidade de São Paulo. Foram formuladas duas hipóteses centrais. A primeira tinha a finalidade de testar se não havia diferenças de médias ao comparar os fatores e indicadores das dimensões. E a segunda comparava os fatores e indicadores de cada dimensão de acordo com a marca da franquia. Para análise dos dados foi utilizada, inicialmente, a técnica de analise fatorial com o objetivo de identificar os fatores para cada dimensão e para atender aos objetivos específicos dessa pesquisa realizaram-se o teste de Wilcoxon para comparar amostras relacionadas oriundas do mesmo informante. Outro teste utilizado foi o teste de Jonckheere Terpstra, um teste não paramétrico que tinha por finalidade verificar diferenças de médias entre os fatores comparados por marcas das franqueadas de idiomas e por fim, a ANOVA também foi utilizada para verificar quais as marcas que eram diferentes. Por meio da análise fatorial exploratória foram obtidos alguns fatores e indicadores para cada dimensão. Na dimensão do conteúdo do conhecimento foram gerados dois fatores (explicitação e adequação da equipe) e dois indicadores (trazer resultados e contribuição para o faturamento), na dimensão da fonte emissora resultaram um fator (adequação técnica) e um indicador (omissão da informação), no que concerne a dimensão da fonte receptora resultaram três indicadores (criatividade, aceitação de orientações e cooperação com o franqueado) e três fatores (absorção do conhecimento, competência para absorção e comprometimento) e a dimensão do contexto resultou apenas um fator (relacionamento). Os resultados indicaram que ao comparar as médias entre as quatro dimensões identificaram-se várias diferenças de médias principalmente nos fatores e indicadores das dimensões da fonte emissora e do contexto do conhecimento. E quando comparados por marcas, também foram identificadas escolas nas quais suas médias diferiam por serem altas para determinado fator/indicador, como também escolas com fatores/indicadores apresentando médias consideradas baixas, quando comparadas com as outras redes.
Descrição
Palavras-chave
barreiras , transferência de conhecimento , processo de vendas , barriers , knowledge transfer , selling process