O papel dos intangíveis na criação de valor: uma aplicação para o setor de bens de consumo do mercado norte americano
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-02-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira, Juliana Albuquerquer Saliba de
Orientador
Basso, Leonardo Fernando Cruz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Kimura, Herbert
Kayo, Eduardo Kazuo
Kayo, Eduardo Kazuo
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo testar a teoria proposta por Gu e Lev (2003, 2011) para mensuração dos ativos intangíveis para o setor de bens de consumo do mercado norte americano. Usando variáveis da base de dados da DataStream da Thomson Reuters, investigou-se através de análise de dados em painel a relação das variáveis associadas a intangibilidade, tais como pesquisa e desenvolvimento (RD), gastos com capital (CAPEX) e gastos administrativos, gerais e com vendas (SGA), no constructo IDE e no capital intangível (IC); foi investigado também se o constructo de intangibilidade (IDE) e o desempenho operacional (EARN) representado pelo EBITDA podem explicar a criação de valor medida pela variável retorno ao acionista (TSR); a relação entre o Comprehensive Value e o valor de mercado da empresa; e, por último foram investigadas relações entre os índices de intangibilidade com o retorno ao acionista, representando a criação de valor da empresa para o período de 2003 a 2007. Os resultados indicam que: (i) o constructo IDE e o capital intangível (IC) apresentam relações positivas com variáveis ligadas a intangibilidade, que (ii) IDE e ΔEARN possuem relação positiva com o retorno ao acionista, que (iii) o real valor da empresa o Comprehensive Value possui relação positiva com o valor de mercado da empresa, e que (iv) os índices de intangibilidade IDEM, ICOM E MtCV demonstram relação positiva e significativa com o retorno ao acionista.
Descrição
Palavras-chave
ativo intangível , Baruch Lev , criação de valor , intangible assets , Baruch Lev , value creation