O uso da tecnologia da informação e comunicação na cocriação de valor no ensino superior presencial : um estudo com ambiente virtual de aprendizagem

View/ Open
Date
2018-10-25Author
Caliari, Ketter Valéria Zuchi
Advisor
Perez, Gilberto
Referee
Meirelles, Dimária Silva e
Referee
Prado, Edmir Parada Vasques
Referee
Medeiros Junior, Alberto de
Referee
Gaspar, Marcos Antônio
Metadata
Show full item recordAbstract
With this research, we study the use of Information and Communication Technology (ICT),
specifically the Virtual Learning Environment (AVA), in the co-creation of value in face-to-face
higher education. The aim of this study was to evaluate the impact of AVA on value creation
experiences with teachers, students, and their influence on perceptions of quality, performance
and satisfaction in relation to the face-to-face degree course to which they are linked. The study
was conducted at a private higher education institution that is part of one of the largest teaching
groups in the country. This institution invests in the use of information and communication
technology in its teaching model. To achieve the research, we used qualitative and quantitative
techniques. In the qualitative stage, characterized as exploratory, interviews were conducted with
six teachers who have knowledge about the virtual learning environment and through the analysis
of content we sought to elaborate a model, according to which future researchers will be able to
identify how the use of information and communication technology in face-to-face higher
education can provide experiences of value creation and influence the perception of quality and
performance, generating satisfaction for teachers and students. In the quantitative stage,
characterized as descriptive, closed questionnaires were applied to one hundred and one students,
and to sixty teachers linked to the on-site courses offered by the researched teaching institution,
in order to identify how the use of the virtual learning environment can provide the co-creation
experiments and generate the expected results from this. Statistical techniques such as hypothesis
tests, correlation analysis, confirmatory factorial analysis and the modeling of structural
equations were used in this step. The results of the research confirmed that the variables AVA
resources, ICT infrastructure and users 'technological competence affect AVA use from the
teachers' point of view. From the perspective of the students, only the variables AVA resources
and ICT infrastructure affect the use of AVA and in an overview (teachers and students) the
variables that determine the use of AVA are AVA resources and technological competence of
users. As for value creation, the elements interaction / dialogue, access, transparency of
information, active participation, teaching and learning experiences and collaborative learning
were confirmed as influencers in the results of perception of quality and performance by students
and teachers and satisfaction with to AVA.
Summary
Com esta pesquisa se estudou o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC),
especificamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na cocriação de valor no ensino
superior presencial. Buscou-se avaliar o impacto do uso do AVA nas experiências de cocriação
de valor junto a professores e alunos e sua influência nas percepções de qualidade, desempenho e
satisfação em relação ao curso de graduação presencial ao qual estão vinculados. O estudo foi
realizado em uma instituição de ensino superior privada que faz parte de um dos maiores grupos
de ensino do país. Essa instituição investe no uso da tecnologia da informação e comunicação em
seu modelo de ensino. Para consecução da pesquisa, foram utilizadas técnicas de natureza
qualitativa e quantitativa. Na etapa qualitativa, caracterizada como exploratória, efetuaram-se
entrevistas com seis professores que possuem conhecimento acerca do ambiente virtual de
aprendizagem e, por meio da análise de conteúdo, buscou-se a elaboração de um modelo segundo
o qual futuros pesquisadores poderão identificar como o uso da tecnologia da informação e
comunicação no ensino superior presencial pode proporcionar experiências de cocriação de valor
e influenciar na percepção de qualidade e desempenho, gerando satisfação a professores e alunos.
Na etapa quantitativa, caracterizada como descritiva, foram aplicados questionários fechados a
cento e um alunos e a sessenta professores vinculados aos cursos presenciais ofertados pela
instituição de ensino pesquisada, com o propósito de identificar de que forma o uso do ambiente
virtual de aprendizagem pode proporcionar as experiências de cocriação e gerar os resultados
esperados a partir disso. Nesta etapa, foram utilizadas técnicas estatísticas, como testes de
hipóteses, análise de correlação, análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações
estruturais. Os resultados da pesquisa confirmaram que as variáveis “recursos do AVA”,
“infraestrutura de TIC” e “competência tecnológica dos usuários” afetam o uso do AVA, do
ponto de vista dos professores. Na perspectiva dos alunos, somente as variáveis “recursos do
AVA” e “infraestrutura de TIC” afetam o uso do AVA. Já numa visão geral (professores e
alunos), as variáveis que determinam o uso do AVA são “recursos do AVA” e “competência
tecnológica dos usuários”. Quanto à cocriação de valor, os elementos “interação/diálogo”,
“acesso”, “transparência nas informações”, “participação ativa”, “experiências de ensino e
aprendizagem” e “aprendizagem colaborativa” foram confirmados como influenciadores nos
resultados de percepção de qualidade e desempenho por parte de alunos e professores e satisfação
em relação ao AVA.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Citation
CALIARI, Ketter Valéria Zuchi. O uso da tecnologia da informação e comunicação na cocriação de valor no ensino superior presencial : um estudo com ambiente virtual de aprendizagem. 2018. 187 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.