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dc.creatorSabaini, Wellinton Teschpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:31:03Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:02:47Z
dc.date.available2014-05-21pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:02:47Z
dc.date.issued2013-12-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23219
dc.description.abstractIn the last decade, innovation has been regarded as one of the main strategies of enterprises to obtain competitive advantage, becoming a strategic issue in management. Thus, the term culture of innovation has long been employed in academic and business circles, especially in the sense of being a means propitiate of innovation development. However, a literature search showed that culture of innovation is a complex and recent topic that needs more research, and also identified that there is no specific studies on Brazilian companies small and medium sized businesses. Thus, this research aims to identify the cultural manifestations of industrial innovative small and medium size, it is possible to infer a culture of innovation, which provides product innovation in such firms. We conducted a survey of organizational culture by identifying cultural events proposed by Martin (2002): "cultural forms", "formal practices", "informal practices" and "content themes". These manifestations inferred from innovation culture. Therefore, we carried out a qualitative research, and study method multicase applied in three considered innovative companies that develop and manufacture innovative products, winners of FINEP Innovation Award. We used multiple sources of inferences for data collection: semi-structured interviews, non-participant observation and document analysis. 25 interviews were conducted. The analysis was performed according to the categorization process proposed by Flores (1994), opting for a open categorization, so that the analyzed data revealed manifestations more freely as possible. The results showed that the elements of common culture of innovation and the three companies surveyed that are providing innovation were, especially a "formal and informal learning", formal practices of human resources training and education and "selection and hiring , followed by "employee participation" and "market orientation". Although it is common for the three companies, the survey identified that each company has come a different way to build such elements, i.e. each company has its "ingredient" specific to innovate. Furthermore, research has shown that the performance of the founding leaders was one of the factors that contributed to the development of a culture of innovation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcultura organizacionalpor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectcultura de inovaçãopor
dc.subjectorganizational cultureeng
dc.subjectinnovationeng
dc.subjectinnovation cultureeng
dc.titleCultura de inovação em pequenas e médias empresas industriais inovadoraspor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoNa última década, a inovação tem sido considerada como uma das principais estratégias das empresas para a obtenção de vantagem competitiva, se tornando um tema estratégico em administração. Diante disso, o termo cultura de inovação tem sido muito empregado nos meios empresariais e acadêmicos, principalmente no sentido de ser um dos meios propiciadores de desenvolvimento de inovações. No entanto, a pesquisa na literatura mostrou que cultura de inovação é um tema complexo, recente e que carece de mais investigação, bem como permitiu identificar que não há estudos específicos em empresas brasileiras de pequeno e médio porte. Assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar as manifestações culturais das empresas industriais inovadoras de pequeno e médio porte, em que é possível inferir uma cultura de inovação, que propicia inovação de produto em tais empresas. Realizou-se a pesquisa de cultura organizacional por meio da identificação das manifestações culturais propostas por Martin (2002): formas culturais , práticas formais , práticas informais e temas de conteúdo . Dessas manifestações inferiu-se a cultura de inovação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de multicasos, aplicado em três empresas consideradas inovadoras, que desenvolvem e fabricam produtos inovadores, ganhadoras do Prêmio FINEP de Inovação. Foram utilizadas múltiplas fontes de inferências para obtenção dos dados: entrevista semi-estruturada, observação não participante e análise de documentos. Foram realizadas 25 entrevistas. A análise dos resultados foi feita de acordo com o processo de categorização proposto por Flores (1994), optando-se por uma categorização aberta, de forma que os dados analisados revelassem as manifestações do modo mais livre possível. Os resultados da pesquisa mostraram que os elementos de cultura de inovação comuns as três empresas pesquisadas e que estão propiciando inovação foram, especialmente, a aprendizagem formal e informal , as práticas formais de recursos humanos de formação e capacitação e de seleção e contratação , seguida da participação dos empregados e da orientação para o mercado . Apesar de serem comuns as três empresas, a pesquisa identificou que cada empresa trilhou um caminho diferente para construir tais elementos, ou seja, cada empresa possui o seu ingrediente específico para inovar. Além disso, a pesquisa mostrou que a atuação dos líderes fundadores foi um dos fatores que mais contribuíram para o desenvolvimento de uma cultura de inovação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0182199078802821por
dc.contributor.advisor1Hanashiro, Darcy Mitiko Moript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193396073610884por
dc.contributor.referee1Zilber, Moisés Aript_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016por
dc.contributor.referee2Machado, Denise Del Prá Nettopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9620946131756144por
dc.contributor.referee3Lex, Sergiopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1807816172462230por
dc.contributor.referee4Andreassi, Talespt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8678896439466385por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3076/Wellinton%20Tesch%20Sabaini.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/817/1/Wellinton%20Tesch%20Sabaini.pdf


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