Francisco Campos, Carl Schmitt e a atuação do estado na economia
Tipo
Tese
Data de publicação
2013-11-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Menezes, Daniel Francisco Nagao
Orientador
Bercovici, Gilberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Siqueira Neto, José Francisco
Mascaro, Alysson Leandro Barbate
Massonetto, Luís Fernando
Mascaro, Alysson Leandro Barbate
Massonetto, Luís Fernando
Programa
Direito Político e Econômico
Resumo
Tese de doutorado que compara o pensamento autoritário do brasileiro Francisco Campos e do alemão Carl Schmitt. Ambos possuem seu ápice intelectual nas décadas de 20 e 30 do século XX ajudando a construir o modelo político econômico de seus países a partir de uma matriz de pensamento antiliberal. Mesmo não tendo contato direto um com o outro, o pensamento dos dois juristas é muito próximo, defendendo um modelo de Estado centralizado com alta capacidade de intervenção na sociedade. O poder de intervenção na sociedade leva a alteração da conjuntura de forças sociais e, no campo econômico acaba por levar a uma atuação estatal que organiza e garante um modelo liberal de economia, contradizendo os fundamentos antiliberais dos autores. Tanto no Brasil como na Alemanha encontramos o setor econômico atuando segundo as antigas regras liberais, porém, com uma nova forma de intervenção estatal, criando um autoritarismo pragmático eu buscava os resultados eficientes do capitalismo sem correr o risco de suas mazelas.
Descrição
Palavras-chave
pensamento autoritário , antiliberalismo , poder econômico , intervencionismo , authoritarian thought , antiliberalism , economic power , interventionism
Assuntos Scopus
Citação
MENEZES, Daniel Francisco Nagao. Francisco Campos, Carl Schmitt e a atuação do estado na economia. 2013. 186 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.