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dc.creatorAbreu Júnior, Paulo Humaitá de
dc.date.accessioned2020-04-17T02:12:23Z
dc.date.accessioned2020-05-28T17:54:51Z
dc.date.available2020-05-28T17:54:51Z
dc.date.issued2019-02-11
dc.identifier.citationABREU JÚNIOR, Paulo Humaitá de. O modelo de corporate venturing para mitigação de riscos e crescimento de aceleradoras de startup: o caso Bluefields. 2019. 48 f. Dissertação (Mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23065
dc.description.abstractThis paper presents the analysis and implementation process of the Bluefields Corporate program, a solution developed by Bluefields for large corporations that desire to innovate through startups. Taking into consideration a growing need revealed by corporations from different industries to accelerate their innovation projects and having acquired experience on the same subject, Bluefields explored the opportunity to offer a solution to meet this demand. The process started with a market analysis, which included research of exiting corporation-startup partnership projects, analysis of market trends, and observation of other movements serving the innovation segment. Next, a SWOT analysis was made to provide Bluefields with a better understanding of how to convert an internal process into a market solution. Then, a business model was designed, followed by the application of the Customer Development methodology for hypotheses validation, specially the matching between value proposition and the target customer segment. Lastly, the report introduces the program implementation plan, risk analysis and mitigation actions. Business proposals for implementing the Bluefields Corporate program continue to be negotiated with corporate clients, which demonstrates the complexity of meeting different demands regarding their intensity and innovation models, an ongoing process that has been providing insights to improve the proposed solution. Bluefields, after the completion of this work, is prepared to validate the solution and develop said solution with a large company in Brazil. Therefore, the present work seeks to contribute directly to the Brazilian innovation ecosystem, entrepreneurship and startup movement, which also positively impacts the economy and team up towards a greater economic freedomeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcorporate venturingpor
dc.subjectstartupspor
dc.subjectaceleradora de startupspor
dc.subjectecossistema de inovaçãopor
dc.titleO modelo de corporate venturing para mitigação de riscos e crescimento de aceleradoras de startup: o caso Bluefieldspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração do Desenvolvimento de Negóciospor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o relato do processo de análise e implementação do programa Bluefields Corporate, a solução da aceleradora Bluefields para grandes empresas que desejam inovar através de startups. Diante do know-how adquirido com aceleração de startups e observando a crescente necessidade manifestada por corporações de diferentes setores em acelerar seus projetos de inovação, a Bluefields avaliou a oportunidade de criar e oferecer ao mercado uma solução que atenda à essa demanda. O processo iniciou-se com um diagnóstico do mercado, dos projetos de parceria corporação-startup já em execução, das tendências de crescimento, além da análise do movimento de outras aceleradoras com vistas a atender esse segmento corporativo. Seguiu-se a análise SWOT que proporcionou um melhor entendimento do potencial de aproveitamento da oportunidade. Foi então idealizado um primeiro de modelo de negócios, seguido da aplicação da metodologia de desenvolvimento de clientes para validação de hipóteses, em particular o encaixe da proposta de valor com o segmento de cliente alvo. Após a definição da oportunidade e redesenho do modelo de negócios, o relato apresenta o plano de implementação do programa, análise de riscos e medidas de contingência. Propostas de negócio para implementação do programa Bluefields Corporate seguem em negociação com clientes corporativos, que comprovam a complexidade de atender diferentes demandas em termos de intensidade e modelos de inovação, processo esse que, em andamento, tem provido insumos para aperfeiçoamento da solução.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434246552899009por
dc.contributor.advisor1Ghobril, Alexandre Nabil
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1005402746038293por
dc.contributor.referee1Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082252604805492por
dc.contributor.referee2Nassif, Vânia Maria Jorge
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6936403740310206por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4240/2/Paulo%20Humait%C3%A1%20de%20Abreu%20Junior.pdf
dc.keywordscorporate venturingeng
dc.keywordsstartupseng
dc.keywordsstartups acceleratoreng
dc.keywordsinnovation ecosystemeng


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